Ibovespa avança após Copom manter Selic em decisão unânime; dólar sobe

O Banco Central manteve a taxa de juros inalterada em 10,50% ontem, interrompendo o ciclo de cortes iniciado em agosto passado

B3
20 de Junho, 2024 | 10:36 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) avança nesta quinta-feira (20), após a decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa de juros na noite anterior e com os investidores de olho na repercussão da posse da nova CEO da Petrobras (PETR3; PETR4), Magda Chambriard.

Por volta das 15h45 (horário de Brasília), o principal índice de ações do mercado brasileiro subia 0,34%, negociado aos 120.675 pontos. O dólar, por sua vez, tinha alta de 0,18%, a R$ 5,44.

Leia mais: Selic em dois dígitos por mais tempo amplia pressão sobre empresas endividadas

Ontem, o Banco Central manteve a taxa de juros inalterada em 10,50%, interrompendo o ciclo de reduções da Selic iniciado em agosto passado. Em comunicado, o Copom indicou que se manterá “vigilante” e que a política monetária deve se manter contracionista “por tempo suficiente” para desinflação e ancoragem das expectativas.

PUBLICIDADE

Além disso, o BC incorporou um “cenário alternativo” às projeções, que sinaliza convergência da inflação para a meta em 2025 no caso de manutenção da Selic no patamar atual.

A unanimidade e a sinalização de juros altos por mais tempo devem servir para acalmar os ativos domésticos, segundo analistas. Podem ainda aliviar as expectativas de inflação, que passaram a refletir dúvidas sobre a sucessão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central, especialmente depois da divergência dos diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião anterior.

O dólar, que abriu as negociações do dia em baixa, voltou a subir após falas do presidente Lula. Em entrevista à Radio Verdinha, Lula afirmou que quem perde com os juros altos “é o Brasil”. “Foi uma pena que o Copom manteve, porque quem está perdendo com isso é o Brasil, é o povo brasileiro. Porque quanto mais a gente pagar de juros, menos dinheiro a gente tem para investir aqui dentro. Isso tem que ser tratado como gasto”, disse ele, segundo o site InfoMoney.

No cenário internacional, o S&P 500 ultrapassou brevemente os 5.500 pontos, permanecendo acima de um limite técnico que normalmente indica um mercado supervalorizado. Wall Street também se preparou para a “tripla bruxaria” trimestral na sexta-feira — quando vencem os contratos de derivativos atrelados a ações, opções de índice e futuros — forçando os traders a renovarem suas posições existentes ou a iniciarem novas.

--Com informações de Bloomberg News

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.