Ibovespa tem ganhos e dólar opera perto da estabilidade

Mercados internacionais reagem a declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que reforçou a promessa de impor tarifas aos principais parceiros comerciais

No exterior, os investidores reagem a declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que reforçou a promessa de impor tarifas no comércio exterior do país (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)
26 de Novembro, 2024 | 10:15 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta tarde de terça-feira. Às 14h, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,71%, no patamar de 129.700 pontos.

O dólar opera perto da estabilidade, cotado a R$ 5,79.

PUBLICIDADE

O dia também começou com o anúncio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação, que registrou alta de 0,62% em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta da inflação foi puxada sobretudo pelo grupo de Alimentação e Bebidas, que avançou 1,34% no mês e teve um impacto de 0,29 ponto percentual sobre o índice.

Leia mais: Carrefour articula retratação pública no Brasil após declarações de CEO global

PUBLICIDADE

Cenário externo

Os futuros de ações dos EUA e títulos do Tesouro se estabilizaram durante a manhã após uma sessão turbulenta desencadeada pelas primeiras ameaças específicas do presidente eleito Donald Trump para impor tarifas e limitar o comércio global.

Contratos no S&P 500 e Nasdaq 100 subiram após se recuperarem de quedas anteriores. Os títulos do Tesouro se mantiveram estáveis, e o dólar, beneficiado pelo anúncio de políticas isolacionistas, devolveu os ganhos iniciais para operar estável.

Trump prometeu impor tarifas extras de 10% sobre importações chinesas e taxas de 25% sobre todos os produtos do México e do Canadá. Segundo ele, as medidas são necessárias para conter migrantes e drogas ilegais que atravessam a fronteira dos EUA, afirmou em sua rede social Truth Social.

PUBLICIDADE

Leia também: Como a reformulação radical de Andy Sieg deu ânimo à divisão de wealth do Citi

As ações europeias e asiáticas caíram, refletindo preocupações de que as políticas de Trump prejudiquem os exportadores dos EUA. O peso mexicano e o dólar canadense enfraqueceram.

Os investidores também aguardam a divulgação das atas da reunião de política monetária do Federal Reserva para avaliar como as expectativas de inflação estão influenciando as decisões do Fed.

PUBLICIDADE

Os movimentos do mercado na terça-feira marcaram uma reversão parcial do rali de alívio na sessão anterior, após a nomeação de Scott Bessent como Secretário do Tesouro por Trump, um gestor de hedge funds favorável aos mercados. Embora Bessent tenha sugerido, em alguns momentos, que a abordagem maximalista de Trump é uma tática de negociação, ele sinalizou forte apoio às tarifas em um artigo de opinião para a Fox News em 15 de novembro.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Esta empresa brasileira atraiu a DHL para competir no transporte aéreo de carga