‘Haven rush’ e ‘Trump trades’ devem ser norte de investidor após atentado

Segundo estrategistas de Wall Street, investidores tendem a buscar inicialmente ativos de segurança ou aqueles que devem se beneficiar de um novo mandato do republicano

Traders na NYSE: reação esperada nesta semana com novas expectativas para as eleições americanas (Foto: Michael Nagle/Bloomberg)
Por Ruth Carson - Allegra Catelli
14 de Julho, 2024 | 08:05 PM

Bloomberg — Investidores inicialmente devem favorecer os ativos tradicionais de refúgio e talvez se inclinem para negociações mais ligadas às chances de o ex-presidente Donald Trump de ganhar as eleições, depois que ele sobreviveu a um atentado, de acordo com estrategistas e analistas de mercado.

As moedas começam a ser negociadas nesta manhã de segunda-feira em Sydney (15), noite de domingo (14) no Brasil, quando o dólar americano pode receber um impulso, juntamente com outros ativos buscados em momentos de volatilidade do mercado, como o iene japonês, o franco suíço e o ouro. O preço doi bitcoin subiu acima do patamar de US$ 60.000 após o ataque.

PUBLICIDADE

Investidores também estarão atentos aos contratos futuros do índice S&P 500 e do mercado de títulos do Tesouro dos EUA; a negociação à vista dos títulos dos Estados Unidos só terá início às 7h00 em Londres, em razão de um feriado nacional no Japão.

Leia mais: Como o ataque a Trump deve estimular a base republicana e afetar a eleição nos EUA

O atentado ao ex-presidente Trump ontem provavelmente marcará a “grande abertura” de um período elevado de volatilidade para os ativos de risco”, disse Frank Monkam, gestor sênior de portfólio da Antimo.

PUBLICIDADE

“Os Trump trades [kit Trump] também estão prontos para entrar na lista de teses de alta convicção dos investidores, com foco especial nos mercados de taxas de juros, em que a reavaliação do preço da prodigalidade fiscal procurará compensar as perspectivas de cortes iminentes do Fed.”

Os comentários iniciais de agentes do mercado sugeriram que o tiroteio com Trump como alvo em um comício no sábado (13) na Pensilvânia pode levar os investidores a aumentar sua probabilidade de sucesso na eleição de novembro.

A candidatura presidencial de Trump já havia ganhado um impulso nos mercados globais depois que o presidente Joe Biden, de 81 anos, teve atuação considerada preocupante no primeiro debate presidencial em 27 de junho.

PUBLICIDADE

Depois do ataque de sábado - com imagens de um Trump com o punho erguido sobre a cabeça e a orelha direita ensanguentada -, as chances de ele se tornar presidente novamente aumentaram, de acordo com dados da PredictIt.

Investidores vão observar o comportamento dos yieds dos Treasuries e do dólar na reabertura do mercado nesta semana que começa

O apoio de Trump a uma política fiscal mais frouxa e a tarifas comerciais mais altas é visto, em geral, como algo que provavelmente beneficiará o dólar e enfraquecerá os títulos do Tesouro.

Outros ativos positivamente vinculados ao chamado “Trump trade” incluem as ações de empresas de energia, prisões privadas, empresas de cartões de crédito e seguradoras de saúde.

PUBLICIDADE

Os traders também observarão atentamente as medidas de mercado sobre a volatilidade esperada na segunda-feira, como as do yuan chinês e do peso mexicano, sensíveis às tarifas comerciais mais elevadas, que começaram a precificar a votação nos EUA.

“Se a eleição se tornar uma vitória esmagadora para Trump, isso provavelmente reduzirá a incerteza, o que é positivo para os ativos de risco”, disse Charles-Henry Monchau, diretor de investimentos do Banque SYZ. “Mas isso poderia levar a uma maior pressão de alta sobre os rendimentos dos títulos e a uma inclinação da curva.”

Leia mais: Trump recebe alta após atentado, Biden condena violência e FBI identifica suspeito

As ações de tecnologia e energia renovável poderiam sofrer, acrescentou.

O bitcoin também pode subir ainda mais, dado seu apelo a investidores que buscam uma proteção para a turbulência política longe dos ativos financeiros convencionais - e a postura pró-criptografia de Trump.

“A notícia [do atentado] marca um ponto de mudança nas normas políticas americanas”, disse Kyle Rodda, analista sênior de mercado financeiro da Capital.com, acrescentando que já era possível notar fluxos de recursos de clientes para o bitcoin e o ouro após o tiroteio. “Para os mercados, isso significa ‘haven rush’, mas mais inclinadas para paraísos não tradicionais.”

Cotação do ouro tem superado o rendimento dos títulos do Tesouro americano nos últimos doze meses

Trump disse que foi baleado na orelha direita depois que tiros irromperam em seu comício. Sua campanha disse em um comunicado que ele estava "bem" após o incidente, que o fez ser retirado do palco às pressas. Um participante do comício foi baleado e morreu e dois outros estavam em estado crítico.

O que dizem os estrategistas da Bloomberg

“As moedas serão o primeiro mercado importante na segunda-feira na Ásia a reagir ao tiroteio do fim de semana. Há potencial para uma volatilidade extra, e obter uma leitura clara pode ser especialmente difícil porque a liquidez será prejudicada pelo feriado nacional do Japão.”

Garfield Reynolds, líder da equipe asiática do Markets Live

Estrategistas já esperavam uma disputa volátil para a eleição, principalmente porque os democratas ainda estão em dúvidas sobre a candidatura do presidente Biden. Investidores também se debatiam com a possibilidade de que a eleição pudesse terminar em uma disputa prolongada ou em violência política.

Mas há poucos precedentes para eventos como os da Pensilvânia.

Quando o presidente Ronald Reagan foi baleado há quatro décadas, o mercado de ações caiu antes de fechar mais cedo. No dia seguinte, 31 de março de 1981, o S&P 500 subiu mais de 1% e os rendimentos de referência do Tesouro de 10 anos caíram 9 pontos-base para 13,13%, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

“Os mercados naturalmente ficarão em alerta máximo para qualquer possível repetição de ataques”, disse Neil Jones, seller de câmbio para instituições financeiras da TJM Europe. “Eu esperaria que o dólar abrisse mais forte em todos os setores, em razão de uma reação de risco como reflexo inicial e das percepções de que o índice de popularidade de Trump deve aumentar.”

Os investidores em títulos devem prestar atenção especial, pois o ataque provavelmente aumentará as chances de eleição de Trump e, em última análise, levará a preocupações com as perspectivas fiscais, de acordo com Marko Papic, estrategista-chefe da BCA Research, com sede na Califórnia.

Os rendimentos subiram na esteira do fraco desempenho de Biden no debate há duas semanas, em mostra da sensibilidade dos títulos do Tesouro - particularmente os de prazo mais longo - aos sinais de que Trump terá a chance de colocar em prática sua plataforma de expansão fiscal.

“O mercado de títulos deve, em algum momento, se dar conta de que Trump tem mais chances de ganhar a Casa Branca do que qualquer um de seus rivais”, escreveu Papic. “E eu continuo acreditando que, à medida que suas chances aumentam, também sobe a probabilidade de um tumulto no mercado de títulos.”

Veja o que outros especialistas em Wall Street disseram:

Oliver Pursche, vice-presidente sênior e consultor da Wealthspire Advisors:

“Independentemente do que possa ou não acontecer na segunda-feira de manhã, não reagir pode ser a coisa mais inteligente a fazer como investidor em ações, porque geralmente as pessoas reagem de forma exagerada na direção errada. Os mercados encontrarão seu equilíbrio e voltarão às coisas que importam do ponto de vista do investimento, que são o crescimento econômico, a política monetária e fiscal e os lucros corporativos.”

Joe Gilbert, gestor sênior de portfólio da Integrity Asset:

“A tentativa de assassinato de Trump definitivamente injetará alguma incerteza nos mercados. Como os mercados estão negociando em máximas históricas, faria sentido que recuassem desses níveis, já que o potencial para uma eleição mais contenciosa e contestada parece mais provável. Esperamos que a volatilidade aumente, mesmo que as chances de uma vitória de Trump pareçam ficar mais altas.”

Marko Papic, estrategista-chefe da BCA Research:

“A conclusão rápida de todos neste momento é que isso ajuda o presidente Trump. Após o debate, a probabilidade de vitória de Biden caiu, mas a de Trump não aumentou. Devemos ser capazes de avaliar na segunda-feira o que uma presidência de Trump representa para os mercados.”

Michael Purves, fundador e CEO da Tallbacken Capital:

“Do ponto de vista dos mercados, eu sugeriria que, se Trump emergir como um vencedor ainda mais óbvio, devemos ver o aumento da inclinação mais cautelosa que vimos após o debate. Em termos de ações, não acho que isso mude a trajetória em nível geral, embora haja algumas ações que se beneficiarão de impostos corporativos mais baixos e de menor regulamentação.”

Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank:

“Os eventos deste fim de semana provavelmente causarão maior volatilidade na abertura da segunda-feira, tanto nos mercados de ações quanto nos de títulos. Esperamos ver uma fuga para portos seguros como o franco suíço e o ouro. O bitcoin reagiu positivamente às notícias como resultado da fuga instintiva para a segurança.”

-- Com a colaboração de Greg Ritchie, Jessica Menton, Natalia Kniazhevich, Alexandra Semenova e Carly Wanna.

Veja mais em bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.