Bloomberg — As ações europeias operavam com leves ganhos na manhã desta quarta-feira (18), acompanhando uma sessão de variação limitada na Ásia, enquanto os investidores aguardavam a última decisão de política monetária do ano pelo Federal Reserve. A decisão sai às 16h30 de Brasília.
O índice Stoxx 600 apresentou pouca variação após cair por quatro sessões consecutivas. Os contratos futuros dos EUA subiram ligeiramente depois que tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq 100 recuaram cerca de 0,40% na terça-feira (17). Um índice de ações asiáticas avançou perto de 0,10%, liderado por ganhos em Hong Kong e na China continental.
A ação do Commerzbank avançou até 4,3% após o UniCredit anunciar que aumentou sua participação no banco alemão.
Leia mais: Juros estão ‘sem defesa’ diante de falta de ajuste fiscal, diz Carlos Kawall
No Japão, as ações da Nissan Motor subiram 23,70%, na maior alta desde pelo menos 1974, após notícias publicadas na véspera de que a montadora em dificuldades financeiras explora uma possível fusão com a Honda Motor - cujos papéis recuaram 3,04%.
É amplamente esperado que o Fed corte as taxas de juros em mais 25 pontos base nesta quarta, de modo que o foco de investidores e analistas está em suas perspectivas para o próximo ano, diante de um quadro em que a desaceleração da inflação tem sido mais lenta do que o anteriormente previsto. A taxa está no intervalo entre 4,50% e 4,75%.
A reunião do banco central também ocorre em um momento em que os dados econômicos dos EUA mais recentes mostram um cenário misto, com as vendas no varejo que cresceram em um ritmo firme, enquanto a produção industrial apresentou uma queda inesperada.
Veja a seguir outros destaques desta manhã de quarta-feira (17):
- BofA vê juro a 3,75%. O CEO do Bank of America, Brian Moynihan, disse em entrevista à Bloomberg TV que a economia americana está mais forte do que se pensava há três ou seis meses, mas que ainda existem sinais de fraqueza.
- Renault aberta a negociar. A montadora francesa que é a maior acionista da Nissan, com 36% do capital, está disposta a conversar com executivos da empresa e da Honda sobre uma possível fusão, segundo fontes disseram à Bloomberg News.
- Novo CEO no Crédit Agricole. Olivier Gavalda foi anunciado como sucessor de Philippe Brassac a partir de maio de 2025 no comando do segundo maior banco da França e um dos maiores da Europa.
🔘 As bolsas ontem (17/12): Dow Jones Industrials (-0,56%), S&P 500 (-0,39%), Nasdaq Composite (-0,32%), Stoxx 600 (-0,42%), Ibovespa (+0,92%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.