Bloomberg — As ações europeias e os futuros de ações dos EUA operam em queda nesta manhã de segunda-feira (13) enquanto os traders reduziram as apostas em cortes nas taxas de juros do Federal Reserve.
Os rendimentos globais de títulos subiram, enquanto o dólar se fortaleceu.
Na Europa, o índice Stoxx 600 recua 0,6%. As ações de energia tiveram desempenho superior, com o petróleo atingindo a máxima de quatro meses, à medida que uma nova onda de sanções dos EUA à Rússia ameaça restringir a oferta.
Os contratos futuros do S&P 500 caíram 0,4%. As ações asiáticas recuaram pelo quarto dia consecutivo. O índice da Bloomberg para o dólar atingiu o nível mais alto em mais de dois anos. Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA continuaram a avançar em relação à semana passada, com o título de 10 anos subindo dois pontos-base para 4,78%.
Os dados do mercado de trabalho dos EUA, divulgados na sexta-feira (10), reforçam a resiliência da economia americana, combinados com as expectativas de que as políticas do presidente eleito Donald Trump possam aumentar a inflação, o que tem convencido muitos investidores de que as taxas de juros permanecerão mais altas por mais tempo do que as projeções anteriores.
“O mercado está adotando a narrativa de que haverá cada vez menos cortes [pelo Fed]”, disse Eugenia Victorino, chefe de estratégia para a Ásia da Skandinaviska Enskilda Banken, em entrevista à Bloomberg Television.
“Neste momento, ainda há muita incerteza, pelo menos no que diz respeito às políticas do governo Trump que estão por vir.”
Veja a seguir outros destaques desta manhã de segunda-feira (13):
- Queda nas vendas da Apple. A big tech vendeu 5% menos iPhones e perdeu espaço para concorrentes chineses no último trimestre do ano passado, de acordo com dados da Counterpoint Research. A sua rival Samsung também perdeu participação para outros produtos Android.
- Pagegroup corta previsões. A empresa de recrutamento projeta que o lucro operacional anual fique próximo ao limite inferior da faixa de consenso atual do mercado, de £ 49 milhões a £58,5 milhões, segundo um comunicado. As ações caíram até 5% em Londres.
- AllianzGI mira mercado secundário. A gestora de recursos levantou € 1,5 bilhão (US$ 1,54 bilhão) para um fundo que adquire participações em crédito privado no mercado secundário. Outro fundo dedicado a participações secundárias pode ser lançado na segunda metade de 2025.
🔘 As bolsas na sexta-feira (10/01): Dow Jones Industrials (-1,70%), S&P 500 (-1,54%), Nasdaq Composite (-1,60%), Stoxx 600 (-0,84%), Ibovespa (-0,77%)
→ Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.
-- Com informações da Bloomberg News.
Veja mais em bloomberg.com
©2024 Bloomberg L.P.