Bloomberg — O hedge fund de Pierre Andurand, um dos mais respeitados operadores do mercado de petróleo, sofreu perdas recordes neste semestre.
Seu carro-chefe Andurand Commodities Discretionary Enhanced Fund, focado em apostas alavancadas com derivativos de petróleo, caiu 7% neste mês até o dia 23, ampliando as perdas no ano para cerca de 51%, de acordo com uma carta aos investidores vista pela Bloomberg News.
Não está claro o que levou às perdas recentes. Andurand previu no início deste ano que os preços do petróleo poderiam ultrapassar US$ 140 o barril até o final de 2023. Mas suas previsões otimistas esbarram em uma tendência de queda, devido a níveis de estoques elevados, suprimentos persistentes da Rússia e embarques crescentes de dois dos exportadores mais problemáticos da OPEP, o Irã e a Venezuela.
Nesta quarta-feira (28), por exemplo, o barril do tipo WTI é negociado abaixo de US$ 70 em Nova York.
Um representante da Andurand Capital Management, com sede em Londres, não quis comentar.
Andurand, considerado uma lenda viva no mercado de petróleo com histórico de ganhos astronômicos desde o superciclo das commodities no início do século, gerou um aumento de mais de sete vezes o capital investido para seus clientes nos últimos três anos.
Mas, neste ano, o fundo que Andurand administra sem limites de risco definidos, perdeu dinheiro todos os meses.
- Com a colaboração de Grant Smith.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Crescimento da demanda por petróleo está perto do fim, prevê agência internacional
Transição energética? Petrobras dobrará a aposta em petróleo, diz Prates
©2023 Bloomberg L.P.