Expectativas e golpes de balanços, ajustes estratégicos e outros eventos que movem os mercados

Enquanto calibram as apostas sobre futuros cortes de taxas pelo Fed, os investidores analisam uma enxurrada de balanços - entre eles os da Apple, Amazon e Meta - e outras notícias com impacto nas finanças empresariais

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
01 de Fevereiro, 2024 | 07:10 AM

Barcelona, Espanha — Um novo mês se inicia e as mesas de operações permanecem imersas na mesma interrogação: quando o Federal Reserve (Fed) iniciará o ciclo de cortes dos juros? No comunicado de ontem, o banco central norte-americano indicou que os riscos associados ao cumprimento de suas metas de emprego e inflação caminham para um “melhor equilíbrio”, embora o cenário ainda demande atenção.

No campo da política monetária, se espera que hoje o Banco da Inglaterra (BoE) mantenha sua taxa básica em um máximo de 16 anos. Uma enxurrada de resultados corporativos também move os mercados, com destaque para Apple, Amazon, Meta, Merck, Roche, Shell, Honeywell, Sanofi, entre outros. Seus balanços indicarão como as empresas no centro do recente rali em Wall Street vão responder às elevadas expectativas dos investidores.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🏦 Sem pressa. Após o Fed manter as taxas num intervalo de 5,25% a 5,50% ao ano, seu presidente, Jerome Powell, disse não achar provável que o banco central faça cortes em março. Também afirmou que “não espera que seja apropriado reduzir o intervalo da meta até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%”.

🤼‍♀️ Embate tecnológico. O Pentágono incluiu a Yangtze Memory Technologies, líder chinesa em chips de memória, e outras firmas de inteligência artificial (IA), energia e automotivo, em sua lista de empresas que supostamente apoiam os militares chineses, ampliando o alerta sobre riscos à segurança nacional. Essa relação já abrange grandes nomes como Huawei e Semiconductor Manufacturing International, centrais na substituição da tecnologia americana por Pequim.

PUBLICIDADE

🔬 Lenta retomada. A Roche prevê uma lenta recuperação das vendas e dos lucros este ano, à medida que se recupera de um difícil ano de 2023 e de uma série de reveses em pesquisa. As vendas e o lucro por ação, excluindo alguns itens, crescerão na faixa de um dígito médio em moedas constantes - abaixo das expectativas dos analistas, apesar de melhor do que a previsão da Roche de um ano atrás, disse hoje a farmacêutica.

💲 Golpe cambial. As ações da Adidas caíram acentuadamente (-9%) após a empresa alemã alertar que as flutuações cambiais agravarão o impacto da desaceleração no mercado de roupas esportivas, limitando seu lucro operacional em 2024 para cerca de 500 milhões de euros, muito abaixo das expectativas dos analistas de 1,27 bilhão de euros. A empresa já enfrentou um impacto cambial de um bilhão de euros, incluindo a desvalorização do peso argentino em 2023, e espera que esses fatores continuem afetando suas finanças. Com a baixa de hoje as ações da Adidas chegaram a perder metade de seu valor desde o pico em 2021.

✂️ Detalhando os cortes. O Deutsche Bank planeja cortar 3.500 postos de trabalho nos próximos anos para cumprir a promessa do CEO Christian Sewing de melhorar a lucratividade e dar mais retorno aos aos acionistas. As reduções, em sua maioria de funções administrativas, fazem parte da economia de custos que o banco sediado em Frankfurt havia anunciado anteriormente.

📈 O vaivém dos ativos. Os contratos futuros de índices dos EUA subiam. Na Europa, a maioria das bolsas operavam em baixa, com poucas exceções. No encerramento do mercado acionário da Ásia, quase todas as bolsas fecharam em queda.

Os prêmios dos títulos soberanos dos EUA a 10 anos avançavam. Recuavam os contratos de ouro, enquanto os de petróleo subiam. O bitcoin se desvalorizava.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Os mercados esta manhã
🔘 As bolsas ontem (31/01): Dow Jones Industrials (-0,82%), S&P 500 (-1,61%), Nasdaq Composite (-2,23%), Stoxx 600 (+0,01%), Ibovespa (+0,28%)
Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.