Em feriado nos EUA, mercados refletem sinal de retomada da venda de casas na China

A rápida resposta dos chineses a medidas mais flexiveis para aquisição de moradias amplia a confiança dos investidores, que ainda ponderam os passos do Fed

Estes são os eventos que orientam os investidores hoje
Por Bianca Ribeiro - Michelly Teixeira
04 de Setembro, 2023 | 06:30 AM

Barcelona, Espanha — Com o feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, os investidores avaliam os efeitos das recentes medidas da China para animar o mercado imobiliário. O mercado acompanha a estabilização dos preços do petróleo, que tiveram na última semana a maior alta desde novembro, ante temores de que a OPEP+ restrinja ainda mais a oferta. As incertezas sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed) persistem após os dados norte-americanos de trabalho e atividade na sexta-feira.

Apesar da baixa liquidez prevista devido ao feriado, os futuros de índices dos EUA operavam com ganhos, após a melhor semana do índice S&P 500 desde junho. Hoje, as bolsas no mercado à vista permanecerão fechadas nos EUA. As bolsas europeias também subiam e na Ásia, a maioria dos índices teve um fechamento positivo, com impulso das ações do setor imobiliário devido às medidas de estímulo para reforçar o setor.

PUBLICIDADE

“Há algum tempo que esperamos medidas mais significativas de resgate imobiliário para reforçar o sentimento e a confiança do consumidor”, disse o diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management, Mark Haefele, à Bloomberg. “Isso agora parece estar se materializando de uma forma mais convincente.”

Além disso, a construtora chinesa Country Garden Holdings, que passa por dificuldades, conseguiu aprovação dos credores no fim de semana para estender o vencimento de um título em yuan.

Após o relatório de emprego dos EUA, os investidores avaliam que há espaço para uma pausa do aperto monetário neste mês, mas ainda há incerteza sobre outro aumento até o final do ano. O rendimento do título norte-americano para 10 anos operava estável em 4,186% às 05:23 (horário de Brasília). Entre as divisas, o euro e a libra se apreciavam em relação ao dólar.

PUBLICIDADE

Em outros mercados, o ouro subia, e o bitcoin operava em queda, enquanto os contratos de petróleo WTI recuavam ligeiramente.

Após a alta da última semana, os participantes da conferência anual APPEC da S&P Global Commodity Insights, que acontece a partir de hoje em Cingapura e reúne os traders e executivos do setor de petróleo, tratarão sobre as perspectivas para os preços da commodity, a demanda pelo petróleo bruto na China, principal importador, e a longevidade dos cortes de oferta pela OPEP+. Os efeitos da guerra na Ucrânia, que já dura 18 meses, o aumento dos fluxos de petróleo iraniano e a transição dos combustíveis fósseis também serão temas do encontro.

→ O que move os mercados hoje

🔋 Nova investida no setor. Na acirrada corrida por lítio, a mineradora australiana de lítio Liontown Resources informou que está disposta a apoiar uma nova oferta de compra de US$4,3 bilhões da Albemarle (ALB), a maior produtora mundial de metal para baterias. A oferta em dinheiro foi ampliada em 20%, segundo a Liontown, que possui acordos de fornecimento com grandes montadoras, incluindo Tesla (TSLA) e Ford (FORD). As ações da mineradora saltaram +8,78% no mercado em Sydney.

PUBLICIDADE

🇨🇳 Venda de casas sobe. A venda de casas existentes em Pequim e Xangai dobraram no fim de semana em relação ao anterior, segundo a CGS-CIMB Securities, em resposta à flexibilização das hipotecas anunciada pela China na sexta-feira, que incluiu a redução de pagamento inicial. Projetos de novas casas também avançaram e no sábado foram vendidas 1.800 unidades em Pequim, mais da metade do total negociado em todo o mês de agosto.

🛣️ Corrida de EVs. A Mercedes-Benz ampliou sua aposta para desafiar Elon Musk e apresentou ao mercado o protótipo de seu sedã CLA, que pode percorrer mais de 750 quilômetros com uma única carga, superando o Modelo 3 da Tesla. (TSLA). O veículo, que deve entrar em produção até 2025, tem um sistema de bateria que pode adicionar 400 quilômetros de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento.

💊 Volta atrás. A Nestlé desistiu de seu negócio de tratamento contra alergia a amendoim e vendeu a fábrica para a suíça Stallergenes Greer, depois de perder as esperanças no sucesso do tratamento Palforzia. A empresa não divulgou o valor da venda do negócio, que custou US$ 2,6 bilhões em 2020, quando foi adquirido.

PUBLICIDADE

👁️ Mercado confiante. Os investidores estão mais confiantes em uma aterrissagem suave da economia dos EUA e avaliam que a recuperação do mercado de ações deste ano é forte o bastante para resistir a um novo aumento dos rendimentos de títulos da dívida. Segundo levantamento do Markets Live Pulse, a maioria dos 331 investidores consultados espera que uma eventual baixa do índice S&P 500 seja menor do que 10% caso os rendimentos do bônus de 10 anos retomem alta e voltem a 4,5%. O índice, portanto, conseguiria preservar parte do ganho de 18% acumulado no ano.

Os mercados esta manhã
🟢 As bolsas na sexta-feira (01/09): Dow Jones Industrials (+0,33%), S&P 500 (+0,18%), Nasdaq Composite (-0,02%), Stoxx 600 (-0,01%), Ibovespa (+1,86%)

Embora o relatório de emprego dos EUA tenha reforçado as esperanças de uma pausa na alta dos juros, a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, reduziu o otimismo ao afirmar que o mercado de trabalho ainda está forte. Os investidores optaram pela cautela antes do fim de semana prolongado.

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados.

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Feriado: EUA (o mercado à vista permanecerá fechado)

Europa: Zona do Euro (Confiança do Investidor-Sentix/Set); Reino Unido (Vendas no Varejo-BRC/Ago); Alemanha (Balança Comercial/Jul); Espanha (Taxa de Desemprego)

Ásia: China (PMI de Serviços Caixin/Ago, PMI Composto); Hong Kong (PMI Industrial/Ago); Japão (Gastos Domésticos/Jul)

América Latina: Brasil (IPC-Fipe/Ago, Boletim Focus ); México (nvestimento Fixo Bruto/Jun)

Bancos centrais: Discursos de Christine Lagarde (BCE) e Joachim Nagel (Bundesbank)

Balanço: PIMCO

🗓️ Os eventos de destaque na semana →

Leia também:

Private equity da XP prepara transação para fechar fundo II, diz Chu Kong

Nova regra pode fazer com que milhares de imóveis em Nova York ‘sumam’ do Airbnb

Bianca Ribeiro

Bianca Ribeiro

Periodista especializada en economía y finanzas ha trabajado en algunas de las principales publicaciones de Brasil, como Valor, Agencia Estado y Folha de S.Paulo.

Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.