Dólar sobe a R$ 5,79 e Ibovespa cai com expectativa por tarifas recíprocas de Trump

Possível negociação de paz na Ucrânia derruba preços do petróleo e da Petrobras, enquanto investidores aguardam anúncio de Trump sobre tarifas recíprocas nesta quinta (13)

.
13 de Fevereiro, 2025 | 11:40 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quinta-feira (13) com investidores monitorando os desdobramentos das últimas falas do presidente americano Donald Trump e novos dados de inflação nos Estados Unidos.

O principal índice da B3 recuava 0,15% por volta das 11h15, aos 124.188 pontos.

PUBLICIDADE

O dólar, por sua vez, tem a primeira sessão de alta em quatro dias e avança 0,49%, cotado a R$ 5,791.

O presidente dos EUA disse que anunciará tarifas ‘recíprocas’ nesta quinta-feira (15h no horário de Brasília) para equilibrar a balança de países que impõem tarifas mais altas sobre produtos norte-americanos.

O movimento é contrário ao desempenho global da moeda, que recua 0,19% segundo o índice DXY, que mede a força do dólar contra uma cesta de moedas globais fortes.

PUBLICIDADE

Um fator que prejudica o mercado local é a queda de mais de 1% nos preços do petróleo com investidores atentos a uma possível negociação de paz na Ucrânia.

Na véspera, os preços já caíram perto de 2% após Trump dizer que o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy expressaram o desejo de paz em ligações telefônicas separadas.

Trump ordenou ainda que autoridades americanas iniciem as negociações para acabar com a guerra na Ucrânia.

PUBLICIDADE

Acompanhando o cenário internacional, os papéis da Petrobras recuam 0,44% e ajudam a manter o Ibovespa em terreno negativo.

Para as bolsas internacionais, a possibilidade de paz na Ucrânia traz alívio. O índice pan-europeu Stoxx 600 avança 0,84%.

Os futuros dos principais índices americanos também operam em alta, com o Dow Jones futuro subindo 0,20%, os futuros do S&P500 em alta de 0,16% e os do Nasdaq com avanço de 0,32%.

PUBLICIDADE

Por lá, dados de inflação continuam a preocupar. Depois do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), avançar além do esperado, o índice de preços ao produtos (PPI, na sigla em inglês) também surpreendeu para cima.

O PPI de janeiro subiu 0,4%, acima dos 0,3% esperados pela mediana da pesquisa da Bloomberg com economistas. Em comparação com o ano anterior, o PPI aumentou 3,5%.

O mercado aguarda ainda mais clareza sobre as políticas tarifárias de Trump, que podem ter efeito inflacionário.

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Petrobras pode resistir à pressão de Trump sobre o preço do petróleo, diz CEO

Infraestrutura deve continuar a se destacar em M&As, apontam bancos e escritórios

Citi avalia reter parte maior dos lucros no Brasil para crescer mais, diz CEO