De apostas em juros ao setor de carros elétricos: os eventos que movem os mercados

Investidores direcionam o foco às operações de 2024 e observam os elementos de tensão geopolítica e a chegada de um concorrente de peso à indústria de elétricos

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
28 de Dezembro, 2023 | 06:12 AM

Barcelona, Espanha — Faltando apenas duas sessões para o fim do ano, os investidores estão dirigindo seu foco para 2024. As menores pressões inflacionárias, o vislumbre de uma etapa de cortes dos juros e a melhoria gradual dos resultados corporativos criam uma perspectiva animadora para os mercados de títulos e ações no ano que chega.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

❓🫤 Mas e a geopolítica? O presidente Joe Biden disse ontem que os militares dos EUA atingiram alvos no Iraque para evitar novos ataques contra o pessoal norte-americano no Oriente Médio, o que alimentou preocupações sobre um conflito regional mais amplo. Os comentários forneceram a mais ampla justificativa oficial até agora para o aumento da ação militar dos EUA na região em meio à guerra entre Israel e Hamas.

Enquanto isso, os planos do líder norte-coreano Kim Jong Un para o Ano Novo incluem avançar com seu programa de armas nucleares e potencialmente estreitar os laços com a Rússia, segundo um discurso feito por ele em um importante encontro para definir políticas.

🔥 Mais lenha à fogueira. A Xiaomi apresentou hoje seu primeiro veículo elétrico, o SU7 (sigla para Speed Ultra), declarando ambições de se tornar uma das principais montadoras globais em 15 a 20 anos e competir com a Tesla e a Porsche. A incursão da Xiaomi no setor de veículos elétricos é uma aposta de US$ 10 bilhões do CEO e cofundador Lei Jun.

PUBLICIDADE

♟️ Movendo as peças. A concorrência no setor está cada vez mais acirrada: a Tesla se prepara para lançar uma versão renovada do Modelo Y em fábrica em Xangai, informou ontem a Bloomberg. E a chinesa BYD está perto de ultrapassar a montadora de Elon Musk como a nova líder mundial em vendas de veículos totalmente elétricos.

📈 O vaivém dos ativos. Os contratos futuros de índices dos EUA tentavam operar no azul esta manhã, menos o Dow Jones, com variações muito discretas. Na Europa, quase todas as bolsas subiam. No encerramento das bolsas da Ásia, o desempenho foi majoritariamente positivo. O prêmio de risco do título de 10 anos dos EUA subia para 3,82%. Entre as divisas, o euro e a libra se apreciavam frente ao dólar, enquanto o iene caía.

O ouro recuava depois de se aproximar de um recorde. O petróleo trabalhava com ligeira queda após suas cotações se estabilizarem antes os sinais de aumento dos estoques dos EUA. O bitcoin passou a cair depois de superar a marca dos US$ 43.000, em meio a novas especulações de que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA estaria perto de aprovar um fundo negociado em bolsa que invista diretamente no maior token.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Os mercados esta manhã
🔘 As bolsas ontem (27/12): Dow Jones Industrials (+0,30%), S&P 500 (+0,14%), Nasdaq Composite (+0,16%), Stoxx 600 (+0,21%), Ibovespa (+0,49%)
Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.