Decisões de juros na Europa, recorde em Wall St e os eventos que movem os mercados

Investidores monitoram decisões de política monetária em países como Suíça e Noruega, além do Brasil, na reabertura dos mercados dos EUA pós-feriado

Por

Bloomberg Línea — As ações europeias sobem nesta quinta-feira (20) depois que o Banco Nacional Suíço anunciou um corte na taxa de juros em um dia movimentado para a política monetária na região.

O índice Stoxx 600 avançava 0,5% por volta das 7h (horário de Brasília), com os setores de tecnologia, seguros e imóveis liderando os ganhos.

Os contratos futuros de ações dos Estados Unidos também se fortaleciam, sinalizando novos recordes quando Wall Street reabrir após um feriado. O dólar subia em relação a uma cesta de moedas, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos subiam três pontos base.

O S&P 500 atingiu seu 31º recorde do ano na terça-feira (18), impulsionado pelo frenesi em torno da IA e pelo crescimento econômico resiliente, que deve continuar a apoiar os lucros corporativos, especialmente no setor de tecnologia.

Os investidores também estão de olho nos desenvolvimentos na França, que está testando o apetite dos investidores por seus títulos com um leilão de até 10,5 bilhões de euros (US$ 11,3 bilhões) em dívida pública.

A venda é a primeira desde que o presidente Emmanuel Macron surpreendeu os mercados ao convocar uma eleição antecipada, elevando os prêmios de rendimento francês em relação à Alemanha ao nível mais alto desde 2017.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

🇧🇷 Alívio na bolsa? A unanimidade na reunião do Copom e a sinalização de juros altos por mais tempo no Brasil devem servir para acalmar os ativos domésticos, segundo analistas. Podem ainda aliviar as expectativas de inflação, que passaram a refletir dúvidas sobre a sucessão de Roberto Campos Neto à frente do BC.

💰 Nova aposta. O fundador do SoftBank Masayoshi Son disse que está pronto para arriscar tudo em sua próxima grande aposta tech, sugerindo que o conglomerado japonês está prestes a fazer um grande investimento em IA.

🛢️ Lula e Petrobras. O presidente Lula disse que quer que a Petrobras seja lucrativa, em um aparente esforço para aliviar as preocupações dos investidores sobre a direção da petroleira. “Ninguém quer que qualquer acionista perca dinheiro,” disse Lula ontem durante cerimônia de posse da CEO Magda Chambriard. “Se você investiu, tem direito a um retorno sobre o seu investimento.”

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

🔘 As bolsas ontem (19/06): Dow Jones Industrials (-), S&P 500 (-), Nasdaq (-), Stoxx 600 (-0,17%), Ibovespa (+0,60%)