Copom eleva a Selic em 100 pontos base e antevê mais duas altas do mesmo tamanho

Decisão tomada de maneira unânime marca a despedida de Roberto Campos Neto e vai ao encontro de expectativas mais hawkish do mercado; Copom cita cenário adverso no comunicado

Por

Bloomberg Línea — O Banco Central elevou a taxa básica de juros em 100 pontos base, para 12,25% ao ano, nesta tarde de quarta-feira (11), e sinalizou mais dois aumentos da mesma magnitude para as próximas reuniões, o que levaria a taxa para 14,25% ao ano.

A elevação em 1 ponto percentual confirma as projeções mais hawkish de parte do mercado, diante das incertezas fiscais que foram exacerbadas com a apresentação do pacote de cortes de gastos há duas semanas.

“O cenário mais recente é marcado por desancoragem adicional das expectativas de inflação, elevação das projeções de inflação, dinamismo acima do esperado na atividade e maior abertura do hiato do produto, o que exige uma política monetária ainda mais contracionista”, disse o Copom no comunicado que acompanhou a decisão.

“Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões.”

Ao avaliar o cenário doméstico, o Copom apontou que “o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho segue apresentando dinamismo, com destaque para a divulgação do PIB do terceiro trimestre, que indicou abertura adicional do hiato”.

“A inflação cheia e as medidas subjacentes têm se situado acima da meta para a inflação e apresentaram elevação nas divulgações mais recentes.”

O Copom destacou que “as expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se de forma relevante e encontram-se em torno de 4,8% e 4,6%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o segundo trimestre de 2026, atual horizonte relevante de política monetária, situa-se em 4,0% no cenário de referência”.

Leia também

Stuhlberger fica ‘short’ em bolsa brasileira pela primeira vez em 8 anos, diz fonte