Com IPCA mais brando, Ibovespa avança e dólar cai a R$ 5,77

Alívio na inflação ajuda ações ligadas à economia doméstica; Vale cai com taxação dos EUA sobre aço e alumínio

Por

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) avançou nesta terça-feira (11) após resultados da inflação mostrarem desaceleração do aumento de preços. O principal índice da B3 teve alta de 0,76% e encerrou aos 126.522 pontos.

Nesta terça-feira, 67 das 87 ações da carteira do Ibovespa subiram, enquanto 18 caíram.

O dólar, por sua vez, teve a segunda sessão consecutiva de baixa, recuou 0,31% contra o real e fechou cotado a R$ 5,77.

O otimismo local veio na esteira da divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que subiu 0,16% em janeiro – menor taxa registrada para o mês desde o início do Plano Real no país, em 1994.

O índice ficou 0,36 ponto percentual abaixo da taxa de dezembro (0,52%). Com isso, o acumulado em 12 meses recuou para 4,56%. O resultado ficou um pouco abaixo da mediana das estimativas de 4,58% em uma pesquisa da Bloomberg News com economistas.

A divulgação trouxe alívio para a curva de juros e beneficiou ações ligadas à economia local. Entre as maiores altas do dia, estiveram Carrefour (CRFB3), Hapvida (HAPV3) e TIM Brasil (TIMS3), que avançaram 10,08%, 7,26% e 6,95%, respectivamente.

No caso do Carrefour, a alta veio após a notícia de que a empresa vai fechar o capital de sua subsidiária brasileira Atacadão. A movimentação foi antecipada pela Bloomberg News, que revelou que o Carrefour estudava tornar sua subsidiária brasileira uma empresa privada.

Na ponta negativa, os papéis da Vale (VALE3) recuaram 0,43% e seguraram os ganhos do Ibovespa. As ações reagiram à confirmação de novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 25% sobre aço e alumínio.

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações tiveram um dia misto, reagindo às tarifas e ao discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano).

Em fala ao Congresso dos EUA, Powell reforçou que o Fed não tem pressa em cortar as taxas de juros.

O Dow Jones subiu 0,28%, enquanto o S&P500 ficou estável em 0,03%. Já o Nasdaq caiu 0,36%.

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Carrefour confirma oferta para comprar ações e fechar o capital do Atacadão

Na C&A, melhora contínua da jornada de compra sustenta o crescimento, diz CEO

No ‘país da renda fixa’, B3 prepara novos produtos para ampliar os negócios