Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 7 de janeiro

No exterior, investidores repercutiram a notícia de que o Pentágono incluiu a Tencent e a Contemporary Amperex Technology em uma lista por suposto vínculo com o exército chinês

Os Estados Unidos incluíram a Tencent e a Contemporary Amperex Technology em uma lista por suposto vínculo com o exército chinês
07 de Janeiro, 2025 | 09:29 AM

Bloomberg Línea — Os investidores acompanham os dados regionais de inflação e suas implicações para o caminho das taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE).

A inflação na França acelerou 1,8% em dezembro em relação ao ano passado - apesar disso, economistas consultados pela Bloomberg News estimavam um aumento mais rápido, de 1,9%.

PUBLICIDADE

O resultado da inflação na França apoia o plano do BCE de reduzir as taxas de juros gradualmente. Ainda assim, o euro reduziu os ganhos anteriores depois que o índice francês ficou ligeiramente abaixo das expectativas. Uma divulgação da zona do euro mais tarde na terça-feira provavelmente mostrará um aumento da inflação para 2,4%, ante 2,2%.

No Brasil, o primeiro Boletim Focus do ano, publicado pelo Banco Central nesta segunda (6), apontou aumento nas projeções para a Selic. Economistas consultados pelo BC estimam que a taxa de juros básica deve encerrar 2025 em 15% ao ano, ante 14,75% da projeção anterior.

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (07):

PUBLICIDADE

1. Empresas chinesas na mira dos EUA

Os Estados Unidos incluíram a Tencent e a Contemporary Amperex Technology em uma lista por suposto vínculo com o exército chinês.

A CATL, um grande fornecedor da Tesla, juntou-se à Tencent no Registro Federal de entidades consideradas ligadas ao Exército de Libertação Popular. Ambas as empresas protestaram contra sua inclusão, classificando-a como um erro.

Leia mais: Fim do call center humano? Para Atento, IA demanda talentos mais qualificados

PUBLICIDADE

2. Mercados

O dólar amplia as perdas nesta terça-feira (7), por volta das 09h18, à medida que a incerteza sobre o alcance e impacto das políticas do presidente eleito Donald Trump mantinha os traders em alerta.

O índice da Bloomberg para a moeda americana recuava 0,2% no seu terceiro dia no negativo. Na véspera, a moeda encerrou o dia em queda de 0,6%, após Trump negar uma matéria do The Washington Post que dizia que seus planos de tarifas seriam reduzidos. Os Treasuries dos EUA mantiveram-se estáveis.

Nos mercados de ações, os futuros dos EUA operavam perto da estabilidade. Os papéis da Nvidia subiram 1,9% no pré-mercado depois que o CEO Jensen Huang anunciou uma série de novos chips, softwares e serviços.

PUBLICIDADE

A Uber também teve alta com a notícia sobre uma colaboração com a Nvidia para tecnologia de direção autônoma.

3. Nvidia anuncia novas tecnologias

Jensen Huang, CEO da Nvidia, anunciou nesta terça (7) uma série de novos chips, software e serviços, com o objetivo de permanecer na vanguarda da computação de inteligência artificial.

Huang subiu ao palco em uma arena lotada em Las Vegas para dar início à feira CES na segunda-feira e apresentou a nova linha de produtos com uma visão de como a IA se espalhará por toda a economia.

A empresa quer que seus produtos sejam o coração de um futuro tecnológico com um bilhão de robôs humanoides, 10 milhões de fábricas automatizadas e 1,5 bilhão de carros e caminhões autônomos.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Planalto busca na oposição votos para garantir aprovação de projetos do governo Lula na Câmara

Folha de São Paulo: Governo federal reduz verba contra desastres ambientais em meio à crise climática

Valor Econômico: Cenário para 2025 é de incerteza para a balança comercial brasileira

O Globo: Moraes vai impor ‘pena média’ de 20 anos por trama golpista, preveem defesas de investigados

5. Agenda

Brasil

  • 05:00: IPC-Fipe

EUA

  • 10:00: Discurso de T. Barkin (Fed Richmond)
  • 10:30: Balança Comercial

Zona do Euro

  • 07:00: Taxa de Desemprego

-- Com informações da Bloomberg News.