Bloomberg Línea — Investidores nesta terça-feira (4) acompanham a divulgação de dados como o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre e as ofertas de emprego JOLTS nos Estados Unidos.
Na Europa, dados econômicos considerados fortes e declarações hawkish de membros do Banco Central Europeu (BCE) estão levando alguns analistas e investidores a repensar suas expectativas de cortes nas taxas de juros neste ano - o corte inicial é amplamente esperado na reunião nesta quinta (6).
Leia mais: BNP segue otimista com ações de tech, mas com hedge: ‘deveria estar mais volátil’
Embora a maioria dos economistas ainda preveja reduções trimestrais após um movimento inicial nesta semana, alguns acreditam que a inflação persistente, o rápido crescimento dos salários e a produção surpreendentemente robusta da zona do euro restringirão o afrouxamento monetário.
Na Ásia, o ministro das finanças do Japão disse que a intervenção do governo no mercado cambial, há pouco mais de um mês, foi eficaz até certo ponto, na primeira confirmação oficial da ação após a divulgação de que foi desembolsada uma quantia recorde de US$ 62 bilhões para sustentar o iene.
Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (4):
1. PIB do Brasil
O mercado de juros acompanhará dados que mostram o pulso da atividade da economia brasileira nos próximos dias. O PIB do primeiro trimestre, que sai hoje às 9h pelo IBGE, tem estimativa de crescimento de 0,7% na comparação com os três meses finais de 2023, após estagnação no período anterior.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, a expansão deve ter sido de 2,3%, segundo o consenso de economistas consultados pela Bloomberg.
O indicador deve confirmar o forte crescimento da economia brasileira, com a renda familiar compensando o aperto monetário, segundo Adriana Dupita, da Bloomberg Economics.
A semana ainda terá a produção industrial de abril, que sai amanhã (5). No campo da inflação, operadores reagiram ontem à divulgação do boletim Focus, que apontou projeção de Selic mais alta ao fim do ano.
2. Emprego nos EUA
Economistas esperam que os números do JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey) mostrem uma terceira queda mensal consecutiva nas ofertas de emprego em abril, enquanto os números da folha de pagamento (payroll) na sexta-feira (7) são considerados cruciais na busca por pistas sobre as perspectivas para a maior economia do mundo e as taxas de juros.
Dados na segunda-feira mostraram que a atividade fabril encolheu em um ritmo mais rápido em maio, com a produção quase estagnada e uma medida de pedidos na maior queda em quase dois anos.
3. Mercados
As ações europeias caíram pela manhã enquanto os investidores pesavam as preocupações sobre a saúde da economia dos EUA e expectativas de um afrouxamento da política do Federal Reserve.
As ações de energia lideraram a queda no índice Stoxx 600 da Europa, à medida que os preços do petróleo bruto estenderam as perdas em meio a preocupações sobre o excesso de oferta.
BP e TotalEnergies caíram mais de 2%. Os futuros de ações dos EUA recuaram ligeiramente. O dólar permaneceu estável, enquanto os títulos de 10 anos do Tesouro se estabilizaram após a alta de segunda-feira, motivada por sinais de desaceleração na economia - estão no patamar de 4,50%.
As ações asiáticas lutaram em uma sessão mista entre os principais mercados. O destaque foi a Índia, onde as ações, a moeda e os títulos do país caíram quando a contagem inicial dos votos sinalizou uma vitória apertada para o Partido Bharatiya Janata, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi.
4. Manchetes dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Reforma tributária: seguro em previdência privada escapará de imposto sobre herança; entenda
Folha de S. Paulo: Base de Lula sente falta de nome forte para negociar, e governo minimiza derrotas no Congresso
Valor Econômico: Projeto que regulamenta a reforma tributária prevê imposto de transmissão sobre previdência privada aberta
O Globo: O que diz a PEC das Praias? Entenda, em 12 perguntas, principais pontos e lacunas da proposta
5. Agenda
Estados Unidos:
- 11h: Encomendas à indústria em abril
- 11h: Ofertas de emprego no relatório JOLTs em abril
- 17h30: Estoques de Petróleo Bruto Semanal API
Brasil:
- 9h: PIB do primeiro trimestre
- 15h: Balança comercial de maio
Japão:
- 21h30: PMI do Setor de Serviços
China:
- 22h45: PMI do Setor de Serviços Caixin
-- Com informações da Bloomberg News.