Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 3 de setembro

Investidores monitoram hoje o PIB do segundo trimestre no Brasil, enquanto aguardam dados da economia dos EUA, como os números da manufatura

PIB do Brasil é divulgado nesta terça-feira (3)
03 de Setembro, 2024 | 08:13 AM

Bloomberg Línea — Os investidores monitoram nesta terça-feira (3) a divulgação de dados da economia do Brasil e dos Estados Unidos.

Por aqui, destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre. O dia conta ainda com o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que mede a inflação de São Paulo.

Leia também: Por que o leilão de saneamento de Sergipe deve ser um dos mais disputados do país

Nos Estados Unidos, os investidores voltam do feriado de olho nos próximos passos do Federal Reserve (Fed).

PUBLICIDADE

Os investidores na Ásia estarão atentos a novos sinais de problemas econômicos na China. Dados divulgados no sábado mostraram que a atividade fabril chinesa contraiu pelo quarto mês consecutivo em agosto, o sinal mais recente de que a segunda maior economia do mundo pode ter dificuldades para atingir a meta de crescimento deste ano.

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (3):

1. Economia dos EUA

Os números do setor manufatureiro dos EUA nesta terça-feira marcam o início de uma semana movimentada de dados econômicos, que termina com os dados do payroll na sexta-feira.

Uma série semelhante de divulgações em agosto gerou temores de que a economia dos EUA estivesse caminhando para um pouso forçado, abalando os mercados.

2. PIB do Brasil

O PIB do Brasil deve ter registrado um crescimento de 2,7% no segundo trimestre do ano, em relação ao mesmo período, segundo estimativa de economistas consultados pela Bloomberg, ante avanço de 2,5% no mês anterior. No trimestre, a expectativa é de alta de 0,9%.

3. Mercados

As ações recuam nesta terça-feira (3), enquanto os investidores se preparam para a divulgação de dados que oferecerão uma visão sobre a saúde da economia dos EUA e o rumo das taxas de juros do Federal Reserve.

Por volta das 7h (horário de Brasília), o índice Stoxx 600, da Europa, cedia 0,3% à medida que as ações de mineração recuavam devido à queda nos preços das commodities.

PUBLICIDADE

Os contratos futuros dos EUA também recuavam antes da reabertura de Wall Street após o feriado do Dia do Trabalho, enquanto um índice de ações asiáticas fechou praticamente inalterado.

Em um mês historicamente desfavorável para as ações, os investidores estão se preparando para novos picos de volatilidade. Diante da espera do início do ciclo de cortes do Fed, os investidores estão cautelosos com os riscos decorrentes da campanha eleitoral dos EUA e do aumento das tensões geopolíticas.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Lula admite escalada autoritária de Maduro após ordem de prisão contra opositor

Folha de S. Paulo: Ranking de eficiência mostra cidades do Brasil que fazem mais gastando menos

Valor Econômico: Desempregados há mais de dois anos somam 22% do total

O Globo: Seca vai elevar conta de luz em até 13%, pressionar a inflação e influenciar juros

5. Agenda

Brasil:

  • 8h: IPC-Fipe
  • 9h: PIB do 2º trimestre

Estados Unidos:

  • 14h45: PMI Industrial
  • 15h: Gastos de Construção
  • 15h: Índice ISM de Emprego no Setor Manufatureiro
  • 15h: - PMI Industrial ISM
  • 15h: Preços no Setor Manufatureiro ISM
  • 15h: GDPNow do Fed de Atlanta

Zona do Euro:

  • 15h: Discurso de Jochnick, membro do Conselho Fiscal do BCE

Japão:

  • 21h30 - PMI do Setor de Serviços (Ago)

China:

  • 22h45 - PMI do Setor de Serviços Caixin (Ago)

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.