Bloomberg Línea — Os investidores ficam de olho nesta terça-feira (27) nos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial que será divulgada nesta manhã.
Os dados serão acompanhados de perto em meio a revisões para cima nas projeções para a inflação e enquanto o mercado tenta balizar suas apostas para o rumo da taxa Selic.
No exterior, investidores aguardam os resultados da Nvidia (NVDA), que serão divulgados amanhã (28). Destaque ainda para os dados de crescimento econômico e da inflação PCE nos Estados Unidos no final da semana.
Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (27):
1. IPCA-15
A inflação medida pelo IPCA-15 deve registrar alta de 0,17% em agosto na comparação mensal, após avanço de 0,30% em julho, segundo estimativa mediana em pesquisa da Bloomberg com economistas. Na comparação anual, o indicador deve subir 4,33%, ante aumento de 4,45% na medição anterior.
Leia também: Vale escolhe Gustavo Pimenta como CEO e conclui sucessão com nome interno
2. Balanço da Nvidia
As expectativas para o balanço da Nvidia são altas, com analistas antecipando mais um desempenho forte, o que pode levar a fabricante de chips a aumentar sua previsão de lucro.
A Nvidia é uma beneficiária direta dos gastos intensos das empresas que estão construindo infraestrutura de inteligência artificial, com essa bonança também podendo aparecer nos próximos resultados da HP e da Dell.
A Nvidia pode superar significativamente as expectativas e elevar sua projeção para o terceiro trimestre, à medida que continua a se beneficiar do impulso da inteligência artificial, segundo a Bloomberg Intelligence.
Prevê-se que a receita e os lucros ajustados mais que dobrem em comparação ao ano passado. A expectativa é de que os investidores busquem garantias da gestão da companhia sobre possíveis atrasos que possam afetar o desenvolvimento da linha de chips Blackwell.
3. Mercados
As ações operam de lado nesta terça-feira (27), enquanto os investidores aguardam os resultados trimestrais da Nvidia (NVDA), bem como os dados de inflação dos Estados Unidos que serão divulgados mais tarde na semana.
Os futuros de ações dos EUA tinham leve queda por volta das 8h15 (horário de Brasília). Na Europa, o índice Stoxx 600 operava estável, em dia de ganhos para ações do setor de mineração. Já na Ásia, novas evidências de uma desaceleração na China pesaram sobre o sentimento dos investidores.
No âmbito da política monetária, Mary Daly, presidente do Fed de São Francisco, disse que é apropriado começar a cortar as taxas de juros, enquanto seu colega de Richmond, Thomas Barkin, afirmou que ainda vê riscos de alta para a inflação, embora apoie a redução gradual das taxas.
Os economistas preveem que o núcleo do índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE), que exclui itens voláteis como alimentos e energia, terá alta de 0,2% em julho pelo segundo mês consecutivo. Isso reduziria a taxa anualizada de três meses da chamada inflação subjacente para 2,1%, um pouco acima da meta de 2% do banco central americano.
4. Manchetes dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Vale anuncia Gustavo Pimenta como novo CEO para comandar a mineradora; veja perfil
Folha de S. Paulo: Conselho da Vale elege atual vice-presidente financeiro para comandar a empresa
Valor Econômico: Vale anuncia a escolha de Gustavo Pimenta como próximo presidente
O Globo: ‘O que o Brasil faz junto de China, Irã e Coreia do Norte?’, questiona Zelensky a Luciano Huck
5. Agenda
Brasil:
- 9h: IPCA-15;
Estados Unidos:
- 10h: Preços de Imóveis S&P/CS Composto-20;
- 11h: Confiança do Consumidor CB;
- 14h: Leilão Americano Note a 2 anos;
- 17h30: Estoques de Petróleo Bruto Semanal API;
-- Com informações da Bloomberg News.