Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira, 26 de novembro

Fernando Haddad diz que pacote de cortes de gastos sai ainda nesta semana após reuniões previstas com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco

Capitólio em Washington: atenção de congressistas às medidas prometidas por Trump em seu futuro governo (Foto: Andrew Harrer/Bloomberg)
26 de Novembro, 2024 | 09:46 AM

Bloomberg Línea — Investidores reagem nesta terça-feira (26) às ameaças renovadas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas comerciais a seus principais parceiros, China, México e Canadá.

No Brasil, depois de um mês inteiro de expectativas, investidores acompanham eventuais novas informações que podem ser divulgadas.

PUBLICIDADE

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na segunda-feira (25) no fim do dia que teve uma reunião “definitiva” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o anúncio sai nesta semana depois de encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (26):

1. Caso Carrefour

O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, planeja emitir um pedido público de desculpas ao governo brasileiro para resolver uma controvérsia sobre seu compromisso declarado contra a venda de carne sul-americana na França, de acordo com uma pessoa com conhecimento direto do assunto que falou com a Bloomberg News.

PUBLICIDADE

O embaixador francês Emmanuel Lenain busca uma reunião com o ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Favaro, para emitir o pedido de desculpas e reforçar a avaliação de qualidade da carne brasileira, de acordo com a pessoa que pediu para não ser identificada porque o documento ainda não é público.

A medida ocorre depois que empresas como a JBS, a maior produtora de carnes do mundo, e a Minerva decidiram retaliar as declarações de Bompard e suspenderam as vendas para o Carrefour no Brasil.

O plano do Carrefour de pedir desculpas foi relatado primeiramente pelo Valor Econômico. Nesta manhã de terça-feira, o Neofeed noticiou que uma carta já foi enviada ao ministro brasileiro.

PUBLICIDADE

2. Ameaças de Trump

O presidente eleito Donald Trump prometeu colocar uma tarifa extra de 10% sobre as importações chinesas e uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do México e do Canadá, reiterando pela primeira vez de forma veemente e com alíquotas específicas ameaças reiteradas ao longo da campanha.

As medidas seriam necessárias para combater migrantes e drogas ilegais que cruzam a fronteira dos EUA, em uma espécie de retaliação, afirmou o republicano em uma rede social.

3. Mercados

Os mercados globais operavam em queda pela manhã depois que o presidente eleito Donald Trump reafirmou que os Estados Unidos vão impor tarifas adicionais a China, México e Canadá.

PUBLICIDADE

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuou perto de 0,70%, com algumas outras ações no mesmo caminho: as da Stellantis, que produz veículos no México, abriram o pregão com queda expressiva de 5,8%.

No Brasil, o dólar operava em queda de 0,19%, para R$ 5,71, perto das 9h30.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Permanência de Moraes em inquérito contra Bolsonaro pode gerar risco de anulação, alertam juristas

Folha de São Paulo: Negociação para reestruturação da carreira militar atrasa pacote de Haddad para corte de gastos

Valor Econômico: Carrefour publica carta de retratação após embate com frigoríficos brasileiros

O Globo: Carrefour tenta se explicar e diz que vai continuar a comprar carne brasileira

5. Agenda

Brasil

  • 9:00: IPCA-15 de novembro

EUA

  • 16:00: Ata da última reunião do Fed.

-- Com informações da Bloomberg News.