Cinco coisas que você precisa saber para começar esta terça-feira

Investidores monitoram projeções do relatório Focus, do BC, enquanto aguardam dados econômicos no Brasil e nos EUA ao longo da semana

Por

Bloomberg Línea — Na volta do feriado de Natal, investidores iniciam a última semana do ano à espera de novos dados de inflação no Brasil e números da economia dos Estados Unidos.

Por aqui, o relatório Focus, do Banco Central, reduziu pela terceira semana consecutiva as expectativas para a inflação este ano.

Na bolsa brasileria, o destaque fica com a divulgação pela B3 da terceira prévia do Ibovespa, na terça-feira (27), antes da entrada em vigor da carteira teórica definitiva.

No exterior, os traders seguem digerindo dados que mostraram que os preços nos EUA recuaram em novembro. No mês passado, a inflação medida pelo índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), teve queda de 0,1%, enquanto o núcleo do indicador, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, teve variação positiva de 0,1% no período.

Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (26):

1. Relatório Focus

O relatório Focus, do BC, mostrou nesta terça uma revisão para baixo nas expectativas para a inflação este ano, para alta de 4,46%, ante 4,49% anteriormente. Para 2024, a projeção também foi reduzida, de 3,93% para 3,91%.

Os economistas consultados pelo BC mantiveram a projeção de crescimento de 2,92% para o Produto Interno Bruto (PIB) este ano, pela segunda semana consecutiva, enquanto elevaram de 1,51% para 1,52% as estimativas para 2024.

Com relação ao câmbio, a projeção é de dólar a R$ 4,90 no fim deste ano, e de R$ 5,00 em dezembro de 2024.

2. Novas medidas

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, novas medidas fiscais serão anunciadas nesta semana para ajudar a compensar as perdas de arrecadação com a desoneração da folha de pagamento das empresas.

Após a aprovação dos principais tópicos da agenda econômica do governo, o Senado e a Câmara entraram em recesso e só devem retomar as atividades no início de fevereiro.

3. Mercados

Os contratos futuros de ações dos EUA têm leve alta nesta terça-feira, enquanto o dólar opera de lado ao retornar às negociações após o feriado de Natal, em meio às expectativas dos investidores de cortes de juros mais cedo e profundos no próximo ano.

Na Ásia, as ações tiveram desempenhos mistos em uma sessão com baixa liquidez, com mercados como Hong Kong, Nova Zelândia e Austrália fechados. Grande parte dos mercados europeus ainda segue fechada.

Um aumento nas notícias de acordos ao redor do feriado impulsionou as ações de algumas empresas listadas nos EUA, incluindo o clube de futebol inglês Manchester United.

Alguns em Wall Street estão se posicionando para mais ganhos nas ações, pois a sessão marca o início do “rali de Papai Noel”, uma tendência sazonal em que as ações geralmente sobem nos primeiros dias do novo ano.

O S&P 500 registrou uma sequência de oito semanas de ganhos na sexta-feira (22), a mais longa em mais de cinco anos, com sinais de que as pressões de preços nos EUA estavam diminuindo. Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos caíram dois pontos-base para 3,88%.

4. Manchetes dos principais jornais

Estadão: IPOs deverão voltar em 2024, após dois anos de seca; veja as principais candidatas a abrir o capital

Folha de S. Paulo: Lula deixa em 2º plano minorias e pautas progressistas em meio a pressões

O Globo: Como a prisão de Zinho muda o jogo de força na guerra das milícias no Rio

Valor Econômico: Política fiscal atravessa teste inicial, mas 2024 promete ainda mais incertezas

5. Agenda

Brasil:

  • 08h25 - Relatório Focus

Estados Unidos:

  • 10h30 - Índice de Atividade Nacional Fed Chicago
  • 11h - Índice de Preços de Imóveis
  • 12h30 - Índice de Atividade das Empresas do Fed de Dallas
  • 13h30 - Leilão Americano Bill a 3 meses e 6 meses
  • 15h - Leilão Americano Note a 2 anos e Bill a 52 semanas

China:

  • 22h30 - Lucro Industrial Acumulado no Ano

-- Com informações da Bloomberg News

Leia também:

Por que esta gestora vê a Selic acima do esperado ao fim do ciclo de cortes

Qual cidade da América Latina tem a melhor qualidade de vida? E qual a melhor brasileira