Bloomberg Línea — Dados de vendas no varejo e produção industrial nos Estados Unidos são acompanhados de perto por investidores nesta terça-feira (18), que podem dar pistas sobre o desempenho da maior economia do mundo enquanto o mercado tenta entender os próximos passos do Federal Reserve no aperto monetário.
A safra de balanços corporativos também ganha força, com a divulgação dos resultados do segundo trimestre de grandes bancos americanos como Morgan Stanley (MS) e Bank of America (BAC).
No Brasil, a Vale (VALE3) publica o relatório de produção dos três meses encerrados em junho.
Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (18):
1. Haddad e IR
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a segunda etapa da reforma tributária, que tratará do imposto sobre a renda, vai discutir a taxação da distribuição de lucros e dividendos com cautela.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Haddad citou ainda o rendimento de recursos fora do país e de fundos exclusivos. O ministro voltou a fazer críticas ao Banco Central (BC) que, segundo ele, tem dificultado o crescimento do país ao manter as taxas de juros “na estratosfera”. O BC está atrasado, mas um dia ele acorda, disse.
2. Relatório de produção da Vale
A mineradora Vale divulga após o fechamento do pregão o seu relatório de produção referente ao segundo trimestre deste ano.
Na avaliação do Bank of America (BofA), o relatório deverá mostrar um salto de 30% nos embarques de minério de ferro em relação ao trimestre anterior.
Para a Bloomberg Intelligence, a Vale está entre as grandes mineradoras que devem ser capazes de amortecer o impacto de preços mais baixos das commodities nos próximos anos. Estimativa média dos analistas consultados pela Bloomberg é de produção de 75,5 mi/t.
Os números fechados da mineradora no período serão divulgados no dia 27 deste mês.
3. Mercados
Uma alta nos títulos europeus ganha força nesta terça, depois que um importante funcionário do Banco Central Europeu aumentou as esperanças de que o fim do ciclo de alta das taxas esteja próximo.
Enquanto isso, os futuros dos EUA operam estáveis antes dos balanços de bancos. O Morgan Stanley e o Bank of America podem atenuar o otimismo inicial com resultados mais pessimistas antes da abertura dos mercados nos EUA.
Entre as commodities, o minério de ferro tenta recuperar parte da queda de segunda-feira (17) na expectativa de que Pequim intensifique os esforços de estímulo depois que os dados de crescimento do segundo trimestre ficaram abaixo das expectativas.
4. Manchetes dos principais jornais
Estadão: Casal envolvido em hostilidades a Alexandre de Moraes presta depoimento à PF nesta terça
Folha de S. Paulo: Haddad diz que reforma do imposto sobre a renda enfrentará resistência e será feita com cautela
O Globo: Articulações para entrada do Centrão no governo geram insatisfação no PSB, no MDB e até no PT
Valor Econômico: Tributação sobre patrimônio cresce, e Estados veem “alternativa” às portas da reforma
5. Agenda
Nesta terça-feira, destaque para os dados de vendas no varejo e produção industrial de junho nos Estados Unidos às 9h30 e 10h45 (horário de Brasília), respectivamente. Por lá, o vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael S. Barr, faz discurso às 11h.
No Brasil, a Vale divulga seu relatório de produção do segundo trimestre após o fechamento do pregão.
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também:
JBS: custo de captação no mercado cai com anúncio de dupla listagem
Este fundo macro global vê espaço para corte de 1 ponto pelo Copom em agosto