Bloomberg Línea — Em dia de agenda de indicadores esvaziada na cena doméstica, os investidores monitoram nesta terça-feira (16) dados da economia dos Estados Unidos em busca de pistas sobre a trajetória dos juros. Falas de membros do Federal Reserve também estão no radar.
Por aqui, destaque para o relatório de produção da Vale, a ser divulgado após o fechamento do pregão. A estimativa de consenso entre analistas consultados pela Bloomberg é de uma produção de 78,8 mi de toneladas de minério de ferro. O balanço trimestral da mineradora está previsto para o dia 25 de julho.
Confira a seguir cinco destaques desta terça-feira (16):
1. Vendas no varejo dos EUA
Os investidores aguardam os dados de vendas no varejo dos EUA, em busca de novas informações sobre se a inflação e o crescimento desaceleraram o suficiente para dar espaço para uma redução das taxas de juros.
Dados fracos no varejo poderiam ajudar a impulsionar a alta dos títulos do Tesouro, de acordo com estrategistas do UniCredit SpA liderados por Marco Valli, chefe global de research. Ele espera que o Fed faça três cortes este ano, começando em setembro.
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na segunda-feira (15) que a inflação está se aproximando da meta de 2% do banco central com base nos dados econômicos do segundo trimestre.
2. Smart Fit compra Velocity
A Smart Fit (SMFT3), uma das maiores redes de academias da América Latina, anunciou nesta terça (16) a compra de 100% das ações do grupo Velocity, de capital fechado, por R$ 163 milhões.
Segundo comunicado ao mercado, a aquisição visa ampliar o portfólio de modalidades do segmento de studios da Smart Fit, que conta atualmente com 23 unidades.
O grupo conta hoje com as marcas Race Bootcamp (treino de alta intensidade intervalado - HIIT); Tonus Gym (treinos de musculação); Vidya (diferentes modalidades de Yoga); Jab House (combinação entre boxe e treino funcional); e One Pilates (estúdio com pilates).
A compra também reforça o posicionamento da empresa nas diferentes verticais de atuação dentro do setor fitness, escreveu José Luís Rizzardo Pereira, diretor de relações com investidores da companhia, no comunicado.
3. Mercados
Os preços dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos sobem nesta terça-feira (16), com o rendimento do papel de 10 anos próximo ao nível mais baixo desde março, enquanto os investidores aumentam as apostas de que o Federal Reserve começará a cortar juros em setembro.
Os contratos futuros do S&P 500 operavam estáveis por volta das 7h (horário de Brasília), enquanto os investidores aguardam os dados de vendas no varejo dos EUA mais tarde, buscando novas informações sobre se a inflação e o crescimento desaceleraram o suficiente para dar espaço para uma redução das taxas.
A temporada de balanços nos EUA também continua, com os números do segundo trimstre de bancos como Bank of America e Morgan Stanley.
4. Manchetes dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Como era a estratégia de Bolsonaro e Ramagem para livrar Flávio no inquérito das ‘rachadinhas’
Folha de S. Paulo: Governo Tarcísio contraria Nunes e confirma que mulher de prefeito registrou BO de violência doméstica
Valor Econômico: União vence processos no STJ e Supremo e evita impacto de R$ 169 bilhões nas contas públicas
O Globo: Contato com a Receita, ‘rachadinha’, ‘serviço secreto russo’: o áudio de Ramagem em 5 pontos
5. Agenda
Estados Unidos
- 9h30: Vendas no Varejo (Jun);
- 11h: Estoques das Empresas (Mai);
- 15h45: Discurso de Adriana Kugler, membro do Fomc;
Europa
- 6h: Balança Comercial (Mai);
-- Com informações da Bloomberg News.