Cinco coisas que você precisa saber para começar esta sexta-feira, 28 de junho

Investidores ficam de olho na divulgação do PCE nos EUA, enquanto repercutem o debate entre Donald Trump e Joe Biden

Dados do índice de inflação PCE dos EUA serão divulgados nesta sexta (28)
28 de Junho, 2024 | 08:07 AM

Bloomberg Línea — Nesta sexta-feira (28), os investidores ficam de olho na divulgação do Índice de Preços PCE dos Estados Unidos, o preferido do Federal Reserve (Fed), enquanto repercutem o primeiro debate presidencial entre Donald Trump e Joe Biden.

Ainda no exterior, a economia do Reino Unido saiu da recessão mais rapidamente do que o estimado anteriormente, com crescimento de 0,7% no primeiro trimestre, o mais forte em mais de dois anos, impulsionado pelo setor de serviços e pelo consumo.

Na Argentina, o Congresso deu sua aprovação final às amplas reformas pró-negócios do presidente Javier Milei.

Leia também: Armazéns vazios expõem nova face da crise na China após aposta de US$ 100 bi

PUBLICIDADE

Já no Brasil são divulgados hoje dados como a taxa de desemprego.

Confira a seguir cinco destaques desta sexta-feira (28):

1. PCE dos EUA

Os economistas esperam que o núcleo do índice de inflação preferido do Federal Reserve tenha desacelerado para uma taxa anualizada de 2,6% no mês passado, em comparação com 2,8%.

Esse seria o menor valor desde março de 2021, embora ainda esteja acima da meta do Fed de 2% de inflação.

Vários dados divulgados na quinta-feira sugeriram uma desaceleração no crescimento, ligada à postura de taxas de juros mais altas por um período prolongado adotada pelo banco central americano.

2. Debate entre Biden e Trump

O presidente Joe Biden apostou que um debate com o republicano Donald Trump impulsionaria sua campanha de reeleição, mas sua estratégia falhou.

Biden cometeu vários deslizes, citando fatos e números incorretos desde sua primeira resposta. Suas declarações foram proferidas de forma suave, pontuadas por acessos de tosse e divagações, propensas a repetição.

PUBLICIDADE

Ele olhava para o horizonte enquanto Trump desferia uma série de ataques, errava ataques roteirizados contra o ex-presidente e congelava no final de uma resposta confusa.

Democratas expressaram alarme após o debate, com a raiva crescendo em relação a um candidato e uma campanha que há muito descartaram as preocupações sobre a idade do presidente como exageradas.

O dabate levantou questões sobre se o presidente deveria permanecer na corrida eleitoral, embora ele tenha dito aos repórteres mais tarde na noite que pretende continuar na chapa.

3. Mercados

Os futuros de ações dos EUA sobem nesta manhã à medida que o foco dos investidores muda do debate presidencial para os dados de preços que serão divulgados mais tarde e podem balizar as apostas de juros mais baixos.

Os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 subiam, sugerindo que a alta desta semana em Wall Street deverá continuar. Ambos os índices estão a caminho de um terceiro trimestre de ganhos, em meio às expectativas de que sinais de menor crescimento econômico darão ao Federal Reserve mais espaço para afrouxar a política monetária este ano.

Na Europa, as ações reduziram um ganho inicial, pressionadas por um baixa no índice de ações da França antes da eleição parlamentar do fim de semana, que abalou os mercados em toda a região.

Por fim, na Ásia, um índice de ações asiáticas subiu até 0,6%, com ações japonesas, sul-coreanas e chinesas entre os principais ganhadores. O índice de referência de ações do Japão, Topix, está a caminho de seu maior fechamento em 34 anos.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: ‘Momento Nixon’ de Biden em debate vira problema para democratas em eleição cheia de incerteza; leia análise

Folha de S. Paulo: Trump encurrala Biden em debate tenso entre os presidenciáveis

Valor Econômico: Fragilidade de Biden no primeiro debate na TV americana gera pânico no Partido Democrata

O Globo: Análise: Com desastre completo de Biden, Trump vence debate com sucessão de mentiras

5. Agenda

Brasil:

  • 8h30: Dívida Líquida/PIB Balanço Orçamentário Superávit Orçamentário Dívida Bruta/PIB
  • 9h: Taxa de Desemprego no Brasil
  • 16h30: BRL – Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC

Estados Unidos:

  • 09h30: Núcleo do Índice de Preços PCE Índice de Preços PCE Gastos Pessoais
  • 10h45: PMI de Chicago
  • 11h: Expectativas de Inflação Michigan Expectativas de Inflação a 5 anos Michigan Confiança do Consumidor Michigan - Leitura Final Índice Michigan de Percepção do Consumidor
  • 11h30 Atlanta Fed GDPNow
  • 13h: Discurso de Bowman, Membro do FOMC
  • 14h: Contagem de Sondas Baker Hughes Contagem Total de Sondas dos EUA por Baker Hughes
  • 16h30: Petróleo - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC Ouro - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC Nasdaq 100 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC S&P 500 - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC

Japão:

  • 16h30: JPY - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC

Zona Euro:

  • 16h30: EUR - Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.