Cinco coisas que você precisa saber para começar esta sexta-feira, 26 de julho

Investidores repercutem os resultados trimestras abaixo do esperado da Vale e monitoram a divulgação da inflação PCE dos Estados Unidos

Por

Bloomberg Línea — Os investidores repercutem nesta sexta-feira (26) os resultados do segundo trimestre da Vale (VALE3), divulgados ontem após o fechamento do pregão, que vieram abaixo do esperado pelo mercado.

Hoje, os olhares se voltam para dados sobre a inflação dos Estados Unidos, com a publicação do Índice de Preços PCE.

Confira a seguir cinco destaques desta sexta-feira (26):

1. Inflação nos EUA

Os dados do PCE desta sexta são esperados para mostrar que os gastos e a renda cresceram a um ritmo sólido, mesmo com o núcleo desacelerando para perto de sua meta de 2% em uma base anualizada de três meses, segundo previsões da Bloomberg Economics.

Um pouso suave para a economia dos EUA pode escapar se dados voláteis atrasarem um corte nas taxas de juros além de setembro, de acordo com Mohamed El-Erian, colunista da Bloomberg Opinion.

“Achamos que há um perigo de que o Fed esteja reagindo lentamente,” dada a baixa taxa de poupança dos EUA, disse Nick Rees, analista de câmbio da Monex Europe.

Ainda assim, “duvidamos que os dados de hoje mudarão muitas opiniões no Fomc. Não achamos que o Fed tenha visto o suficiente ainda para cortar as taxas na próxima semana,” disse ele.

2. Balanço da Vale

A Vale divulgou resultados que ficaram ligeiramente abaixo das estimativas dos analistas no segundo trimestre, após enfrentar despesas mais altas.

A empresa tem enfrentado aumento dos custos em um momento mais fraco para o minério de ferro, em parte devido à queda na demanda na China. A mineradora disse na quinta-feira (25) que despesas mais altas com frete e atividades de manutenção pesaram sobre seus lucros.

A Vale reportou lucros ajustados de US$ 3,99 bilhões no trimestre, abaixo da estimativa média dos analistas de US$ 4,07 bilhões.

Leia também: Tamanho da ambição do governo vs execução nas entregas é o que preocupa, diz Neo

“Como esperado, o desempenho dos custos continua a pesar no lado negativo”, disse Daniel Sasson, analista do Itaú BBA, em uma nota aos clientes. “A geração de caixa operacional também foi fraca, principalmente devido ao consumo de capital de giro.”

Ainda assim, a Vale e outras grandes empresas de minério de ferro estão vendo uma vantagem nos custos de produção em comparação com mineradoras menores. Em termos líquidos, o lucro da Vale mais do que triplicou em comparação com o ano anterior.

3. Mercados

A queda nas ações liderada por empresas de tecnologia fez uma pausa nesta sexta-feira (26), enquanto os investidores aguardam dados importantes de inflação nos EUA para obter pistas sobre o momento dos cortes nos juros, em meio a temores de uma desaceleração econômica mais acentuada do que o esperado.

Na Europa, o índice Stoxx 600 subia cerca de 0,5% por volta das 8h15 (horário de Brasília), liderado por ações de energia e consumo. Já os futuros de ações dos EUA também sinalizavam para ganhos em Wall Street, reduzindo a queda semanal.

selloff de gigantes da tecnologia se transformou em uma retirada mais ampla de riscos nesta semana, à medida que os investidores se concentraram em resultados corporativos fracos e na possibilidade de que uma desaceleração nos EUA exija uma mudança agressiva no afrouxamento da política monetária.

Os dados econômicos que superaram as expectativas na quinta-feira não conseguiram conter as preocupações, e os investidores agora aguardam as estatísticas mensais do PCE, o último grande conjunto de dados antes da reunião do Federal Reserve na próxima semana.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: MP que favorece irmãos Batista eleva conta de luz dos mais pobres, da indústria e do Norte e Nordeste

Folha de S. Paulo: Sabotagem paralisa trens da França no dia da abertura dos Jogos Olímpicos

Valor Econômico: Estatais têm queda de 28% no lucro em 2023, aponta relatório

O Globo: Trens de alta velocidade da França são alvo de ‘ataque massivo’ e circulação é afetada

5. Agenda

Brasil:

  • 8h30: Empréstimos Bancários (Jun);
  • 8h30: Receita Tributária Federal;
  • 14h: Índice de Evolução de Emprego do CAGED;

Estados Unidos:

  • 9h30: Índice de Preços PCE (Jun);
  • 11h: Confiança do Consumidor Michigan;
  • 14h: Contagem de Sondas Baker Hughes;

-- Com informações da Bloomberg News.