Cinco coisas que você precisa saber para começar esta sexta-feira, 25 de outubro

Investidores reagem ao resultado da Vale no Brasil e a notícias na reta final das eleições nos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, diz que o governo busca avançar na questão da credibilidade da política econômica
25 de Outubro, 2024 | 09:19 AM

Bloomberg Línea — Investidores no Brasil reagem nesta sexta-feira (25) ao resultado da Vale, divulgado na noite de quinta, além de sinalizações da equipe econômica de novas medidas fiscais para conter o aumento dos gastos.

No cenário externo, notícias corporativas seguem no radar do mercado, além da reta final para as eleições presidenciais de 5 de novembro entre Donald Trump e Kamala Harris.

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (24):

1. Haddad e Campos Neto

O real do Brasil se fortaleceu e o Ibovespa subiu na tarde de quinta-feira (24) depois que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal em meio às preocupações do mercado sobre o aumento dos gastos públicos.

PUBLICIDADE

Em entrevista na esfera da reunião do G20 em Washington, Haddad disse que o Brasil precisa reforçar a credibilidade das regras aprovadas no ano passado para garantir a sustentabilidade da dívida do país.

“Não se trata de reformulação, apenas de garantir aos investidores que esses parâmetros são confiáveis a médio e longo prazo”, disse Haddad sobre o arcabouço fiscal.

Leia mais: Vale: queda do preço do minério e provisão maior por Mariana derrubam o lucro

Ao lado dele, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que espera que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie em breve medidas para reforçar as finanças públicas do Brasil, além da avaliação de que os mercados atualmente exageram ao precificar os riscos fiscais.

O real apagou as perdas anteriores, subindo até 0,50% na esteira dos comentários. As taxas de swap de médio e longo prazo caíram quase 30 pontos base, atingindo as mínimas da sessão, já que os investidores aumentaram suas expectativas sobre um pacote de cortes de gastos que Haddad prometeu revelar.

Haddad disse na quinta-feira que o Ministério da Fazenda “trabalha” em questões estruturais de gastos que vão além dos congelamentos orçamentários que já foram implementados.

2. Ouro como hedge eleitoral

Os investidores continuam a ampliar posições em ouro antes das eleições nos EUA como uma proteção contra a inflação e o populismo, de acordo com estrategistas do Bank of America.

PUBLICIDADE

O metal precioso atingiu uma alta histórica na quarta-feira, e os fundos de ouro registraram seu maior fluxo semanal em captações desde julho de 2020, escreveu a equipe liderada por Michael Hartnett em nota.

Outros trades populares recentes, como a venda de títulos e a compra de ações de inteligência artificial, estão sendo mantidas antes das eleições de 5 de novembro, disseram os estrategistas.

3. Mercados

Os futuros do S&P 500 operavam com leves ganhos nesta manhã de sexta-feira (25), com o índice a caminho para sua primeira queda semanal em sete semanas, à medida que o aumento dos custos de empréstimos nos juros futuros esfria o sentimento dos investidores.

O índice de referência das ações dos EUA está apontado para uma perda semanal de quase 1%, depois que uma alta nos rendimentos dos títulos do Tesouro impulsionou movimentos de aversão ao risco nos mercados, enquanto os traders reduziram suas expectativas de cortes de taxas pelo Federal Reserve.

Mesmo após recuarem um pouco, os rendimentos do Tesouro ainda acumulam alta de cerca de 10 pontos base nesta semana.

O índice Stoxx 600 da Europa caiu perto de 0,20%, enquanto analistas analisavam os últimos resultados corporativos, com a Remy Cointreau e a Eni, de energia, reduzindo suas projeções.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: CDBs de 140% do CDI? Aplicação gera preocupação no mercado e no BC; Congresso pode ampliar prática

Folha de S. Paulo: Derrotas nas eleições precipitam disputa interna pelo comando do PT

Valor Econômico: MDB, PSD e PL disputam a maior fatia do eleitorado e pesquisas mostram indefinição

O Globo: O que muda na aposentadoria de servidores estaduais e municipais se Congresso unificar regras

5. Agenda

  • Estados Unidos:
  • 9h30: Pedidos de Bens Duravéis em setembro
  • 11h: Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan em outubro
  • 12:00: Discurso de Susan Collins, presidente do Fed de Boston

-- Com informações da Bloomberg News.