Cinco coisas que você precisa saber para começar esta sexta-feira, 24 de janeiro

Trump parece ter ‘suavizado’ tom em relação às tarifas sobre a China; falta de Ozempic nas farmácias brasileiras deve permanecer até junho

Por

Bloomberg Línea — Investidores reagem nesta sexta-feira (24) a recente sinalização do presidente dos EUA, Donald Trump, que aparenta ter ‘suavizado’ sua abordagem em relação às tarifas sobre a China.

Confira a seguir cinco destaques desta sexta-feira (24):

1. Mercado de luxo dá sinais de recuperação

As ações da Burberry subiram depois que um aumento na demanda dos EUA ter impulsionado os resultados da fabricante de gabardines xadrez, o que aumentou as esperanças dos investidores de uma recuperação do mercado de luxo.

As vendas no varejo caíram 4% em uma base comparável, disse a Burberry em um comunicado na sexta-feira, melhor do que a queda de quase 13% prevista pelos analistas. As vendas nas Américas aumentaram inesperadamente, enquanto a China caiu menos do que as estimativas.

O CEO Joshua Schulman, que ingressou na empresa em julho, prometeu reformular a marca e retornar às suas raízes em roupas externas reconhecíveis, incluindo seus trench coats de £ 2.000 (US$ 2.480). A Burberry teve dificuldades quando seu antecessor tentou levar a marca para um nível mais alto de mercado e expandir suas ofertas para bolsas de alta qualidade.

Leia mais: Com oferta de escritórios escassa, Faria Lima aguarda aumento do aluguel em 2025

2. Ozempic em falta

A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, enfrenta um desafio em sua operação no Brasil: uma demanda superior às suas expectativas de vendas no país, a tal ponto que há um quadro de desabastecimento em redes de farmácias do país que deve se prolongar até o fim do primeiro semestre deste ano.

Em São Paulo, os estoques do medicamento esgotaram em unidades de grandes redes como a Drogaria São Paulo, segundo constatou a reportagem de Bloomberg Línea em visitas a diferentes unidades e no marketplace nos últimos dias. A retomada das vendas deve acontecer apenas em fevereiro.

Leia mais: Falta Ozempic em farmácias brasileiras. Novo Nordisk avisa: ficará assim até junho

3. Mercados

As ações europeias operavam em alta na manhã desta sexta-feira (24), após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter aparentado ‘suavizar’ sua abordagem em relação às tarifas sobre a China.

Em uma entrevista à Fox News, o presidente americano disse que preferiria não usar tarifas contra a segunda maior economia do mundo. Ele também, até o momento, evitou impor tarifas sobre a Europa, embora tenha alertado sobre a possibilidade de aplicar taxas contra o Canadá e o México.

Os comentários de Trump em sua primeira semana no cargo sugerem que ele planeja usar medidas comerciais como ferramenta de negociação, o que resulta em volatilidade nos mercados, disse Mohit Kumar, economista-chefe e estrategista da Jefferies International.

“A ameaça de tarifas será usada para obter condições favoráveis para as empresas americanas, mas, eventualmente, as tarifas não serão tão prejudiciais quanto se temia”, disse Kumar. “Ainda estamos confiantes em manter uma posição longa em ações americanas.”

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: 99 e Uber lançam mototáxi em São Paulo: o que vai acontecer com o trânsito da cidade?

Folha de São Paulo: Para brasileiros, discurso de Trump amenizou temores com China e não dirimiu dúvidas sobre tarifas

Valor Econômico: Governo ainda busca solução para alta de preço de alimentos

O Globo: Lula cobra medidas e rejeita ‘fiscais do Sarney’ contra inflação, que atrapalha reeleições

5. Agenda

Brasil

  • 9:00: IPCA-15 (IBGE)

Japão

  • Definição da taxa de juros (BOJ)

EUA

  • PMI

-- Com informações da Bloomberg News.