Cinco coisas que você precisa saber para começar esta sexta-feira, 21 de fevereiro

As ações da Nissan saltaram nesta sexta-feira (21) depois que o Financial Times noticiou que um grupo japonês de alto nível elaborou planos para buscar investimentos da Tesla, de Elon Musk

Jornal Financial Times noticiou que um grupo japonês de alto nível elaborou planos para buscar investimentos da Tesla, de Elon Musk
21 de Fevereiro, 2025 | 09:25 AM

Os investidores monitoram nesta quinta-feira (20) os ganhos nos mercados asiáticos, à medida que os resultados do Alibaba alimentaram uma nova onda de otimismo em relação à inteligência artificial.

No exterior, o mercado aguarda a divulgação do PMI Industrial dos EUA.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta sexta-feira (21):

1. Moura Dubeux quer domínio no Nordeste

A Moura Dubeux, única incorporadora do Nordeste listada na bolsa, completou em fevereiro cinco anos de sua abertura de capital na B3.

A trajetória é marcada pelo crescimento da operação, ainda que essa evolução não tenha sido acompanhada pelo valor de mercado da companhia - a exemplo de muitas empresas cujas ações são impactadas pelos anos de juros altos e amplas incertezas na economia.

PUBLICIDADE

No período, a Moura Dubeux cresceu cerca de 40% ao ano em receitas, ganhou market share no Nordeste, reduziu a alavancagem e multiplicou o VGV (Valor Geral de Vendas) dos lançamento perto de sete vezes.

Para o CEO, Diego Villar, o que falta é a recuperação do cenário econômico. Enquanto esse momento não chega, a empresa executa planos ambiciosos: “nossa ambição é nos tornarmos a maior plataforma de produtos imobiliários do Nordeste”, disse o CEO em entrevista à Bloomberg Línea.

2. Tesla acionista da Nissan?

As ações da Nissan saltaram nesta sexta-feira (21) depois que o Financial Times noticiou que um grupo japonês de alto nível elaborou planos para buscar investimentos da Tesla, de Elon Musk, para ajudar a montadora em dificuldades.

PUBLICIDADE

O grupo acredita que a fabricante de veículos elétricos está interessada em adquirir as fábricas da Nissan nos Estados Unidos, de acordo com o jornal, que citou pessoas que não foram identificadas.

Leia também: Tesla acionista da Nissan? Grupo japonês quer viabilizar investimento, diz FT

A proposta prevê o envolvimento de um consórcio de investidores, com a Tesla como a maior apoiadora, mas também inclui a possibilidade de um investimento minoritário da Hon Hai Precision Industry - a Foxconn - para evitar uma aquisição total pela fornecedora da Apple, disse o relatório.

PUBLICIDADE

3. Mercados

As ações asiáticas lideraram os ganhos nos mercados globais nesta sexta-feira (21), impulsionadas pelos fortes resultados do grupo Alibaba.

As ações de tecnologia chinesas tiveram a maior alta em três anos, impulsionando os papéis do setor em toda a Ásia, à medida que o Alibaba disparou quase 14%.

Na Europa, o índice Stoxx 600 subiu 0,3%, enquanto os futuros das ações dos EUA permaneceram estáveis.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Alexandre de Moraes dá 48 horas para Rumble indicar representante legal no Brasil

Folha de São Paulo: PGR omitiu falas de Mauro Cid que contrastam com denúncia contra Bolsonaro

Valor Econômico: Gastos elevados e rígidos minam eficiência do setor público no Brasil

O Globo: Condenação na trama golpista pode impedir Bolsonaro de se candidatar por mais de 50 anos

5. Agenda

Brasil

  • 10:00: Sondagem Indústria da Construção

EUA

  • 11:45: PMI Industrial
  • 11:45: PMI Serviços

-- Com informações da Bloomberg News.