Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 8 de julho

Em semana de agenda movimentada nos mercados, investidores repercutem hoje o relatório Focus, do BC, enquanto aguardam dados do IPCA e CPI nos próximos dias

Pessoas comemoram no domingo (7) a vitória do partido de esqueda no segundo turno das eleições legislativas na França
08 de Julho, 2024 | 08:33 AM

Bloomberg Línea — Dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, bem como uma série de discursos de membros do Federal Reserve, incluindo do presidente Jerome Powell, marcam uma semana movimentada para os mercados globais.

O cenário político também ganha destaque, após as eleições legislativas na França surpreenderem com a vitória do partido de esquerda – embora não tenha conseguido formar a maioria absoluta na Assembleia Nacional.

Já o presidente dos EUA Joe Biden segue enfrentando pressão para sair da corrida eleitoral. Vários democratas influentes do Congresso americano pediram anonimato ao falarem que querem que Biden desista como candidato do partido à Casa Branca, enquanto o presidente dos EUA entra em uma semana crucial para sua campanha de reeleição.

Na semana, destaque ainda para o início da safra de balanços corporativos, com os números do segundo trimestre de bancos como JPMorgan (JPM).

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (8):

1. Relatório Focus

O relatório Focus, do Banco Central, mostrou um novo aumento – o nono consecutivo – nas projeções para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez de 4,00% para 4,02% em 2024. Para 2025, as estimativas também sofreram aumento, pela décima semana seguida, de 3,87% para 3,88%.

Os economistas consultados pelo BC revisaram para cima ainda suas expectativas para o crescimento da economia este ano. Agora, eles projetam uma expansão de 2,10% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, ante 2,09% anteriormente. Para o próximo ano, as projeções recuaram de 1,98% para crescimento de 1,97% da atividade brasileira.

As estimativas para os demais indicadores se mantiveram: câmbio de R$ 5,20 e Selic de 10,50% em dezembro.

2. Eleições na França

Na França, a votação em segundo turno no domingo (7) para as eleições legislativas resultou em um parlamento dividido, sem uma maioria clara.

Uma aliança de esquerda, liderada por Jean-Luc Melenchon, terá a maior presença na Assembleia Nacional com 178 dos 577 assentos, ainda muito aquém dos 289 necessários para o controle total.

O grupo do presidente Emmanuel Macron ficou em segundo lugar, com o Reunião Nacional de Marine Le Pen em terceiro.

PUBLICIDADE

O resultado preocupou investidores, dado que a aliança de esquerda promete um grande aumento nos gastos públicos, no salário mínimo e um corte na idade de aposentadoria – medidas que provocariam um grande confronto com a União Europeia.

O Institut Montaigne estima que as promessas de campanha da Nova Frente Popular exigiriam cerca de 179 bilhões de euros (US$ 194 bilhões) em recursos extras por ano.

3. Mercados

As ações europeias sobem nesta segunda-feira (8), enquanto traders digerem o resultado inesperado das eleições antecipadas na França, que deixaram o grupo de esquerda sem assentos suficientes para formar um governo. O euro apagou as perdas e os títulos franceses permaneceram praticamente inalterados.

O índice Stoxx 600, da Europa, subia 0,5% por volta das 7h (horário de Brasília), após reverter uma queda inicial, enquanto o índice CAC-40, da França, apagou as perdas iniciais após o resultado das eleições legislativas.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, os futuros de ações operavam de lado no mesmo horário, após a alta da semana passada em Wall Street, com o testemunho do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso e os dados de inflação dos EUA entre os principais eventos desta semana.

Os traders estarão de olho nos dados e nas falas de Powell para balizar suas apostas de que a flexibilização da política monetária poderá começar já em setembro.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Mudança em pisos não resolve problemas do Orçamento e aumenta poder de emendas na Saúde

Folha de S. Paulo: Deputados usam ‘emenda Pix’ para turbinar prefeituras de parentes

Valor Econômico: Esquerda e centro vencem na França, mas conseguirão governar juntos?

O Globo: Bloco de esquerda vence eleições legislativas na França, mas ingovernabilidade paira no país

5. Agenda

Brasil:

  • 8h: IGP-DI (Jun);
  • 8h25: Relatório Focus;

Estados Unidos:

  • 12h: Expectativas de Inflação ao Consumidor;
  • 16h: Crédito ao Consumidor (Mai).

-- Com informações da Bloomberg News.

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.