Bloomberg Línea — Ações globais operam em queda e dólar dispara nesta segunda-feira (3) depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu sua ameaça de impor taxas de 25% no Canadá e no México e de 10% em produtos chineses a partir de terça-feira (4), com promessas de retaliação.
Além disso, nesta manhã, o presidente dos EUA voltou a ameaçar a União Europeia com tarifas enquanto disse que conversaria com os líderes do Canadá e do México. O anúncio veio em meio à queda dos mercados acionários diante do início de uma nova guerra comercial.
Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (3):
1. O crescimento da Bulgari no Brasil
Na apresentação de resultados da LVMH em Paris na última semana, comandada por Bernard Arnault, a categoria de relógios e joias foi um dos destaques pelo crescimento, em um momento em que o mercado de luxo mais amplo ainda ensaia uma retomada. Uma das marcas que impulsionaram o desempenho foi a Bulgari, que alcançou vendas recordes.
São resultados que têm sido frutos de uma estratégia que combina investimentos com visão de médio e longo prazo com a aposta em mercados em ascensão, como é o caso da América Latina.
Na região, a prioridade estratégica da Bulgari tem sido o mercado brasileiro, simbolizada pela reinauguração no fim do ano daquela que foi a primeira loja da marca italiana na região, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
“Os últimos três anos foram recordes para a Bulgari na América Latina. E, em 2024, superamos o recorde do ano anterior antes mesmo do fechamento de dezembro”, disse Elodie Thellier, presidente da Bulgari para América Latina e Caribe, em entrevista à Bloomberg Línea em passagem por São Paulo.
2. Família Moreira Salles estuda aquisição da Verallia
A família Moreira Salles confirmou que explora uma possível oferta pela Verallia que avaliaria a empresa francesa de embalagens em cerca de 3,6 bilhões de euros (US$ 3,7 bilhões).
O family office, que é a maior acionista da Verallia, está considerando uma oferta de 30 euros por ação para as ações da Verallia que ainda não possui, disse seu gerente de investimentos em um comunicado na segunda-feira. A Bloomberg News adiantou esta informação na sexta-feira.
A família busca apenas obter o controle da empresa sem torná-la privada e a Verallia permaneceria listada em Paris, de acordo com o comunicado.
As ações da Verallia, que fabrica garrafas de vidro usadas por empresas de bebidas, caíram 4,9% para 28,34 euros no início das negociações em Paris. Até sexta-feira, elas haviam caído 33% em relação ao pico atingido em setembro de 2023.
3. Mercados
Ações globais e os futuros do mercado acionário dos EUA operavam em queda nesta manhã de segunda-feira (3). Além disso, o dólar disparou depois que as tarifas do presidente dos EUA, Trump, desencadearam uma nova onda de caos nos mercados globais.
Um índice do dólar subiu 1%, e atingiu seu nível mais alto em mais de dois anos, depois que Trump impôs tarifas punitivas ao Canadá, México e China. O dólar canadense caiu para seu nível mais fraco desde 2003. O euro despencou, aproximando-se da paridade com o dólar, após Trump afirmar que as tarifas sobre produtos europeus “definitivamente aconteceriam”.
A liquidação se espalhou por diversas classes de ativos na segunda-feira, com a rápida escalada das tensões representa o ato mais amplo de protecionismo adotado por um presidente dos EUA em quase um século, devido ao seu impacto em tudo, desde a inflação até a geopolítica e o crescimento econômico.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Centro-Oeste destoa do resto do País e acelera PIB em 2025; veja mapa com crescimento dos Estados
Folha de São Paulo: Centrão domina eleição do Congresso, cobra de Lula fatura alta e não dá garantia de apoio em 2026
Valor Econômico: A irritação dos canadenses: boicote, venda de casa na Flórida, vaias
O Globo: Lula lidera disputa presidencial de 2026 e venceria rivais no 2º turno; veja os cenários
5. Agenda
Brasil
- 8:25: Pesquisa Focus
EUA
- 14:30: Discurso de R. Bostic (Fed Atlanta)
- 20:30: Discurso de A. Musalem (Fed St. Louis)
Zona do Euro
- 6:00: PMI Industrial
-- Com informações da Bloomberg News.