Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 29 de julho

Aumento nas projeções para o IPCA no relatório Focus, do BC, e o resultado das eleições na Venezuela são destaque, em semana que conta ainda com a “Super-Quarta”

Por

Bloomberg Línea — Os investidores repercutem nesta segunda-feira (29) o aumento nas projeções para a inflação no relatório Focus, do Banco Central, bem como as eleições presidenciais na Venezuela.

Na semana, os olhares se voltam para a “Super-Quarta”, com o anúncio das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Na quinta, é a vez do Reino Unido anunciar as novas taxas.

Destaque também para a divulgação dos resultados de big techs, como Apple (AAPL), Amazon (AMZN) e Microsoft (MSFT), após uma queda nas ações desencadeada por um início decepcionante na temporada de resultados das grandes empresas de tecnologia.

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (29):

1. Relatório Focus

O relatório Focus desta semana apresentou uma revisão para cima nas projeções para a inflação e para o crescimento da economia brasileira.

A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 4,05% para 4,10%, enquanto as estimativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foram para 2,19%, ante 2,15% no levantamento anterior.

Para 2025, a projeção dos economistas do BC é de crescimento de 1,94% da atividade brasileira, ante 1,93% na semana anterior.

Também houve alta nas expectativas para a inflação em 2025, de 3,90% para 3,96%.

2. Eleições na Venezuela

A oposição política da Venezuela rejeitou veementemente a decisão da autoridade eleitoral que apontou que Nicolás Maduro foi reeleito presidente do país e pediu a intervenção dos militares. Os Estados Unidos e alguns vizinhos latino-americanos também manifestaram preocupação com o resultado oficial.

Maduro venceu a eleição de domingo com 51,2% dos votos, contra 44,2% do rival Edmundo González, informou o centro eleitoral na madrugada desta segunda-feira (29).

Mas a líder da oposição, María Corina Machado, disse que sua coalizão havia conseguido acesso até aquele momento 40% dos votos tabulados e que González sozinho havia ganhado 70% dos votos.

Leia mais: Eleições na Venezuela: Maduro é apontado vencedor, mas oposição e países questionam

Uma pesquisa de boca de urna realizada pela empresa norte-americana Edison Research também apontou uma vitória de González por mais de 30 pontos percentuais, o que levou a suspeitas de que o governo de Maduro teria adulterado a contagem dos votos.

As forças armadas da Venezuela “têm o dever de garantir que a soberania popular expressa na votação seja respeitada”, disse Machado aos repórteres nesta madrugada de segunda-feira.

3. Mercados

As ações europeias sobem nesta segunda-feira (29) após uma forte sessão asiática, sinalizando um crescente otimismo antes das decisões importantes dos principais bancos centrais e dos resultados de grandes empresas de tecnologia previstos para esta semana.

Por volta das 7h (horário de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,5%, em uma sessão marcada por ganhos em vários setores. Já nos Estados Unidos, os contratos futuros de ações também apontavam para uma abertura em alta, enquanto os rendimentos do Tesouro caíram três pontos base, para 4,16%.

As decisões de política monetária nos EUA, Japão, Brasil e Reino Unido serão o foco nos próximos dias. Os investidores buscarão respostas sobre o caminho de curto prazo das taxas de juros, após os mercados terem sido abalados por sinais conflitantes das principais economias.

Impulsionado por apostas em um aperto monetário no Japão, o iene avançou contra a maioria de seus pares do Grupo dos 10 (G-10) nesta segunda-feira. A moeda, que vem enfrentando dificuldades há muito tempo, recuperou algumas de suas perdas nas sessões recentes e está agora a caminho de registrar seu melhor desempenho mensal em relação ao dólar neste ano.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Venezuela: controlada por Maduro, Justiça eleitoral diz que ditador foi reeleito com 51,2% dos votos

Folha de S. Paulo: Órgão eleitoral anuncia vitória de Maduro na Venezuela; oposição contesta e fala em fraude

Valor Econômico: Maduro é declarado vencedor na Venezuela com 51,2% dos votos

O Globo: Conselho Nacional Eleitoral declara vitória de Nicolás Maduro em eleições presidenciais

5. Agenda

Brasil:

8h30:

  • Dívida Líquida/PIB (Jun)
  • IGP-M (Mensal) (Jul)
  • Balanço Orçamentário (Jun)
  • Superávit Orçamentário (Jun)
  • Dívida Bruta/PIB (Mensal) (Jun)

11:30: Receita Tributária Federal

14h: Índice de Evolução de Emprego do CAGED

-- Com informações da Bloomberg News.