Os investidores se preparam para uma semana repleta de balanços financeiros importantes e mantêm a atenção voltada para sinais de avanço nas negociações comerciais.
Além disso, o presidente Donald Trump completou 100 dias do seu segundo mandato. (Leia mais aqui).
Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (28 de abril):
1. Multiplan mira redução de dívida
A Multiplan, uma das maiores operadoras brasileiras de shopping center e a mais valiosa em bolsa, vai buscar reduzir seu endividamento com maior geração de caixa, redução de investimentos e não descarta nova venda de ativos, como fez em 2024, disse o CFO, Armando d’Almeida Neto, à Bloomberg Línea.
O CFO apontou condições favoráveis para a geração de caixa neste ano, como elevada taxa de ocupação dos shoppings, tendência de recomposição dos aluguéis com repasse natural do índice de inflação, redução de inadimplência e de maior receita extra com serviços, como estacionamento.
Leia também: Multiplan pode voltar a vender ativos para reduzir nível de endividamento, diz CFO
“As vendas de abril estão vindo mais fortes, robustas, crescendo em duplo dígito, em relação a abril do ano passado”, revelou o executivo.
Segundo ele, “a alavancagem vai diminuir gradualmente, porque vamos investir menos neste ano na comparação com 2024″, afirmou o executivo.
2. Airbus assume ativos da Spirit Aero
A Airbus concordou em assumir alguns ativos e instalações da Spirit AeroSystems, o que abre caminho para que a fornecedora aeroespacial americana, em dificuldades, seja adquirida novamente por sua antiga controladora, a Boeing.
O fabricante europeu de aviões assumirá uma unidade em Kinston, Carolina do Norte, para a fabricação de seções da fuselagem do modelo Airbus A350, bem como uma unidade na França que também fabrica peças para o avião de fuselagem larga.
Leia também: Airbus assume ativos da Spirit Aero e abre caminho para recompra da Boeing
Outras fábricas incluem uma unidade de fabricação de asas para o A220 em Belfast, Irlanda, e uma unidade de componentes de asas em Prestwick, Escócia, de acordo com uma declaração da Spirit.
3. Mercados
As ações europeias operavam em alta nesta manhã de segunda-feira (28).
Os movimentos bruscos do mercado provocados pelos anúncios de tarifas do presidente Donald Trump em 2 de abril diminuíram um pouco, mas os investidores estarão atentos aos balanços das principais empresas desta semana para avaliar o impacto das políticas comerciais dos EUA nos lucros.
Novas leituras sobre o estado da economia americana podem reforçar as esperanças de cortes nas taxas de juros do Federal Reserve antes do esperado.
Leia também: Bem-vindos à Cúpula do Trovão: os 100 primeiros dias do governo Trump
“Em última análise, parece que estamos caminhando para um cenário em que essas políticas começam a fazer um pouco mais de sentido”, disse Themistoklis Fiotakis, chefe global de estratégia cambial do Barclays, à Bloomberg TV.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Lula turbina salários de 323 aliados com cargos em conselhos de estatais e empresas privadas
Folha de São Paulo: PF negou ao presidente do INSS informações sobre apurações contra o órgão
Valor Econômico: Gestores diminuem apostas no mercado dos EUA em meio à volatilidade das tarifas
O Globo: ‘Avisei Lupi dos problemas no INSS e ele nada fez’, diz ex-conselheira de órgão gestor da Previdência
5. Agenda
Brasil
- 08:25: Pesquisa Focus
- 10:00: Sondagem Indústria da Construção
- 15:00: Balança Comercial Semanal (USD milhões)
EUA
- 11:30: Sondagem Industrial / Dallas
-- Com informações da Bloomberg News.