Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 27 de maio

Os investidores ficam de olho hoje na nova CEO da Petrobras e na revisão das projeções para o IPCA e o câmbio no relatório Focus, do Banco Central

Brasil
27 de Maio, 2024 | 08:44 AM

Bloomberg Línea — Em uma semana mais curta por conta do feriado de Corpus Christi na quinta-feira, os investidores ficam de olho na divulgação da pesquisa Focus nesta segunda-feira (27). O dia também deve ser de menor liquidez, devido a feriado nos Estados Unidos e no Reino Unido.

No radar corporativo, os olhares se voltam para a nova CEO da Petrobras (PETR3; PETR4), Magda Chambriard, que fala em coletiva às 18h.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (27):

1. Relatório Focus

Os economistas consultados pelo relatório Focus, do Banco Central (BC), elevaram suas projeções nesta semana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para 2024, as estimativas para o indicador de inflação foram elevadas de 3,80% para alta de 3,86%, enquanto para 2025 subiram de 3,74% para 3,75%.

PUBLICIDADE

Com relação ao câmbio, as projeções tiveram uma leve revisão para cima, de R$ 5,04 para R$ 5,05. As expectativas para os demais indicadores se mantiveram inalteradas: Selic de 10% ao ano em dezembro e PIB de 2,05% em 2024.

2. PCE e PIB nos EUA

Após a redução das apostas em cortes dos juros dos EUA com a ata do Fomc na semana passada, o mercado espera o deflator PCE, tido como um dos dados monitorados mais de perto pelo Fed, na sexta-feira (31).

Segundo economistas da Bloomberg Economics, o indicador deve mostrar moderação, devido à uma queda aguda nos voláteis preços de passagens aéreas. O alívio nas condições financeiras, contudo, continuou a pressionar a inflação, avaliam. A semana conta ainda com dados do PIB dos EUA e falas de dirigentes do Federal Reserve.

PUBLICIDADE

3. Mercados

Em dia de menor liquidez nos mercados, por conta de feriado nos Estados Unidos e no Reino Unido, as ações europeias têm dificuldade para ganhar tração após um membro do Banco Central Europeu alertar que a política monetária terá que permanecer restritiva durante todo o ano.

O índice Stoxx Europe 600 operava perto da estabilidade por volta das 8h40 (horário de Brasília), enquanto os futuros de ações dos EUA e o dólar também permaneciam estáveis.

Em entrevista ao jornal Financial Times, Philip Lane, membro do Comitê Executivo do BCE, disse que a autoridade monetária está no caminho certo para começar a cortar as taxas de juros no próximo mês, mas terá que manter a política monetária em território restritivo ao longo de 2024.

PUBLICIDADE

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: ‘O governo ainda quer controlar o Parlamento pelo toma-lá-dá-cá’, diz relator da LDO de 2024

Folha de S. Paulo: Despesas obrigatórias vão anular espaço para gastos ou ampliar déficit

Valor Econômico: Com pressão de caixa, empresas buscam aporte de controladores

O Globo: Regra de reajuste do salário mínimo pressiona INSS e anula ganhos da Reforma da Previdência

5. Agenda

Brasil:

  • 8h25: Relatório Focus;
  • 8h30: Empréstimos Bancários;

Zona do Euro:

  • 9h: Pronunciamento de Philip Lane, do BCE;

Estados Unidos:

  • 14h45: Discurso de John Williams, membro do Fomc;

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.