Bloomberg Línea — Investidores acompanham nesta segunda-feira (27) a retirada de tarifas e sanções de Donald Trump contra a Colômbia.
Nesta manhã, as ações globais operavam em queda após a assistente de IA da startup chinesa DeepSeek ter disparado para o topo do ranking de downloads do iPhone da Apple, o que levantou dúvidas no Vale do Silício sobre a força da liderança dos EUA.
Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (27):
1. Trump recua de tarifas contra a Colômbia
Após Donald Trump ter anunciado tarifas abrangentes sobre a Colômbia, o presidente retirou abruptamente a ameaça depois que chegou a um acordo sobre o retorno de imigrantes deportados.
A Casa Branca reivindicou a vitória no final do domingo (26), e disse que a Colômbia havia “concordado com todos os termos do presidente Trump” sem demora, incluindo a aceitação de deportados em aeronaves militares dos EUA.
O presidente colombiano Gustavo Petro já havia se recusado a permitir a aterrissagem de dois aviões militares que transportavam migrantes deportados, com objeção ao uso de grilhões e algemas nos detidos.
Leia mais: Trump recua de tarifas sobre Colômbia após acordo e evidencia tarifas como arma
2. Fundo de CVC da Braskem em xeque
Um dos fundos mais ativos de Corporate Venture Capital (CVC) do país, a Oxygea está com a operação paralisada desde o fim de 2024 e deve ser descontinuado pela Braskem, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg Línea.
O veículo de investimento foi criado pela companhia petroquímica em 2022 com um cheque de US$ 150 milhões para investir em startups com produtos e soluções relacionados a temas como neutralidade de carbono, economia circular, energia renovável, novos materiais e smart factory.
Leia mais: Braskem paralisa Oxygea e fundo de US$ 150 mi deve ser descontinuado, dizem fontes
No curto período de vida, a gestora construiu uma reputação no mercado, a partir de uma postura mais ativa para impulsionar conversas em torno do universo de Corporate Venture Capital no país.
3. Mercados
As ações globais operavam em queda nesta manhã de segunda-feira (27) à medida que a startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek ameaça interromper o domínio das empresas dos EUA no setor.
Os contratos futuros do Nasdaq 100 caíram 3%, a maior queda em mais de um mês, enquanto os futuros do S&P 500 recuaram 1,6%. O índice de ações europeias também sofreu, liderado por uma queda de quase 9% nas ações da ASML Holding NV, fabricante de máquinas avançadas para produção de chips.
As ações globais operavam em queda nesta segunda-feira (27) à medida que a startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek ameaça interromper o domínio das empresas dos EUA no setor.esla — divulgarão seus resultados ainda nesta semana.va
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Montadoras tradicionais vão entrar com processo antidumping contra chinesas, como GWM e BYD
Folha de São Paulo: Brasileiro recebe mais de 1 bilhão de ligações indesejadas todo mês, indica documento da Anatel
Valor Econômico: Maioria das decisões do Judiciário impede tributação de benefícios fiscais
O Globo: Casa Branca diz que Colômbia aceitou termos de repatriações, e Trump vai recuar nas sanções
5. Agenda
Brasil
- 8:25: Pesquisa Focus
- 15:00: Balança Comercial Semanal (USD milhões)
EUA
- 12:00: Vendas de Novas Moradias (C. Bureau)
-- Com informações da Bloomberg News.