Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 25 de novembro

Haddad e Lula se encontram na manhã desta segunda para discutir pacote de cortes de gastos públicos; expectativa é que medidas sejam anunciadas nesta semana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto
25 de Novembro, 2024 | 08:56 AM

Bloomberg Línea — Investidores receberam de maneira positiva nesta segunda-feira (21) a escolha de Donald Trump de Scott Bessent para o cargo de Secretário do Tesouro.

Leia também: Como a eleição de Trump deve impactar a indústria do petróleo na América Latina

PUBLICIDADE

Apesar de trazer certo alivio aos traders, há ainda preocupações em relação às políticas protecionistas do presidente eleito, que ameaçam aumentar a inflação, piorar as tensões comerciais e ampliar a volatilidade do mercado.

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (25):

1. Pacote de gastos

No Brasil, a atenção está voltada principalmente ao pacote de cortes de gastos públicos do governo federal. Lula e Haddad discutem na manhã desta segunda-feira (25) sobre as medidas. A expectativa é que o pacote seja anunciado nesta terça-feira (26) - o texto ainda será enviado ao Congresso.

PUBLICIDADE

Os planos incluem corte de orçamentos de alguns ministérios, como Saúde, Educação, Previdência, Trabalho, Desenvolvimento Social e Defesa - na tentativa de reforçar o arcabouço fiscal.

Leia mais: Vivo aposta em venture capital para novo ciclo de crescimento, diz diretor da área

2. Mercados

Na manhã desta segunda-feira (25), os futuros de ações dos EUA subiram pelo menos 0,5%, enquanto o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu cinco pontos base, para 4,35%. O dólar opera em queda, enquanto o Bitcoin se recupera após a queda no fim de semana.

PUBLICIDADE

“Os mercados agora podem traçar um caminho para as políticas”, disse Colin Graham, chefe de estratégias de múltiplos ativos da Robeco, cujas posições estão excessivamente concentradas em ações dos EUA e títulos do Tesouro. Bessent é “visto como mais moderado em relação às tarifas, o que pode ser percebido como positivo para os títulos”.

3. Bitcoin

O preço da moeda digital deu sinais de estabilização após a disparada dos últimos dias. Os traders avaliam se o otimismo gerado pelo apoio do presidente eleito Donald Trump ao criptoativo se estendeu demais.

Às 08h51, no horário de Brasília, o bitcoin era negociado a US$ 98.219, alta de 0,21%.

PUBLICIDADE

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Seis tribunais, 16 desembargadores e 7 juízes afastados: o esquema de venda de sentenças no País

Folha de São Paulo: Yamandú Orsi, eleito no Uruguai, leva nova geração da esquerda à Presidência

Valor Econômico: Gestão fiscal faz banda de resultado primário virar meta

O Globo: Casa própria: financiamento para imóveis usados cai mais de 80%; entenda os motivos

5. Agenda

Brasil

  • 08:25: Pesquisa Focus
  • 15:00: Balança comercial semanal

-- Com informações da Bloomberg News.