Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 22 de julho

Investidores repercutem desistência de Joe Biden e novo cenário para as eleições presidenciais nos EUA; no Brasil, relatório Focus, do BC, está no radar

Joe Biden
22 de Julho, 2024 | 08:43 AM

Bloomberg Línea — Em um dia esvaziado de indicadores econômicos, os investidores reagem nesta segunda-feira (22) à decisão do presidente dos Estados Unidos Joe Biden de desistir de concorrer à reeleição.

No Brasil, os olhares se voltam para a divulgação do Relatório Focus, do Banco Central, e ao relatório bimestral de receitas e despesas, do Ministério do Planejamento e Orçamento.

No Japão, autoridades do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) veem a fraqueza nos gastos dos consumidores como um fator que pode dificultar a decisão sobre um possível aumento dos juros na reunião de política monetária na próxima semana, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que falaram à Bloomberg News.

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (22):

PUBLICIDADE

1. Biden desiste de concorrer à reeleição

O presidente Joe Biden decidiu desistir de concorrer à reeleição nos Estados Unidos, o que marca uma reviravolta na campanha presidencial a menos de quatro meses da eleição em novembro.

A decisão abre caminho para o Partido Democrata nomear um outro candidato para concorrer com o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

O presidente ofereceu apoio à vice Kamala Harris, de 59 anos, para que ela se torne a candidata nomeada pelo Partido Democrata para concorrer à eleição em seu lugar.

Harris, ex-senadora pela Califórnia, é vista como o nome natural a assumir a candidatura democrata, embora a decisão ainda precise ser confirmada.

O partido Democrata realiza a sua convenção nacional entre os dias 19 e 22 de agosto, em Chicago, quando é esperada a oficialização dos candidatos a presidente e vice.

2. Relatório Focus

O relatório Focus desta semana apresentou uma revisão para cima nas projeções para três indicadores econômicos.

A expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 4,00% para 4,05%, enquanto as estimativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foram para 2,15%, ante 2,11% no levantamento anterior.

PUBLICIDADE

Para 2025, a projeção dos economistas do BC é de crescimento de 1,93% da atividade brasileira.

No que tange às projeções para o câmbio, o Focus aponta para dólar a R$ 5,30, acima dos R$ 5,22 estimados na semana passada.

3. Mercados

As ações europeias se recuperam nesta segunda-feira (22) e os futuros de ações dos EUA sinalizam ganhos, enquanto os investidores repercutem o fim da campanha de reeleição do presidente Joe Biden, nos EUA, e focam em balanços corporativos.

A reação do mercado à decisão de Biden de abandonar a corrida eleitoral e endossar Kamala Harris tem sido relativamente moderada até agora, com um índice de força do dólar da Bloomberg caindo 0,1%, enquanto o rendimento do Tesouro de 10 anos recuou um ponto base.

Os democratas enfrentam a tarefa de se unirem em torno de um novo candidato a poucas semanas da convenção e devem recuperar rapidamente o terreno contra o principal candidato republicano, Donald Trump.

Os investidores têm apostado no retorno de Trump à Casa Branca há semanas, reduzindo participações em títulos de longo prazo dos EUA e comprando bitcoin, entre outros ativos.

Agora, eles estão considerando se o “Trump Trade” ainda está em vigor. A incerteza pode se traduzir em volatilidade para os mercados, embora, por enquanto, a atenção esteja voltada para os resultados corporativos e para o rumo da política monetária.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: The Economist: Joe Biden deu aos democratas uma segunda chance. Será que eles vão aproveitar?

Folha de S. Paulo: Governo Lula espera que desistência de Biden mude narrativa pró-Trump nos Estados Unidos

Valor Econômico: Kamala Harris age rapidamente para atrair doadores ricos e resolver questão de vice

O Globo: Dossiês, pesquisas e pontos fracos: campanha de Trump prepara ofensiva contra Kamala Harris

5. Agenda

Brasil:

  • 8h25: Relatório Focus;

Estados Unidos:

  • 9h30: Índice de Atividade Nacional Fed Chicago (Jun);

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.