Bloomberg Línea — Os investidores aguardam nesta segunda-feira (20), a posse do presidente americano Donald Trump, prevista para começar às 14h (horário de Brasília).
A expectativa é de que Trump assine uma série de ordens executivas em seu primeiro dia no cargo, incluindo decretos sobre imigração, tarifas e energia, como parte de um esforço abrangente para implementar rapidamente sua agenda política ao assumir a presidência.
Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (20):
1. TikTok volta a funcionar nos EUA
O TikTok retomou os serviços nos EUA depois que Donald Trump prometeu adiar a aplicação de uma proibição à plataforma.
No entanto, não está claro se a matriz chinesa do aplicativo é capaz - ou está disposta - a garantir um comprador americano a tempo de evitar uma paralisação permanente.
Leia mais: Política monetária já perdeu muito de sua eficiência, diz Alberto Ramos, do Goldman
No fim de semana, o republicano declarou que “não deixará que o TikTok permaneça no escuro”, e prometeu assinar uma ordem executiva que concederia mais 90 dias para que o TikTok encontre um patrocinador americano e resolva as preocupações com a segurança nacional. Ele propôs uma joint venture na qual os proprietários americanos comprariam 50% da empresa. O TikTok restaurou o serviço após essa postagem.
Leia também: TikTok retoma operação nos EUA após aceno de Trump sobre adiar proibição
2. Mercados
As ações europeias e os futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (20) com a expectativa de que Donald Trump tome novas medidas logo após a sua posse.
Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 registraram ganhos modestos, com Wall Street fechada na segunda-feira devido a um feriado.
3. Bitcoin
A moeda digital subiu para um novo recorde enquanto os EUA se preparam para a posse de Donald Trump em seu segundo mandato presidencial. No fim de semana, o recém-lançado token digital do presidente eleito agitou os mercados de criptomoedas.
O ativo digital original ganhou até 5,5% para US$ 109.241 na segunda-feira. O rali ocorreu após Trump e sua esposa Melania anunciarem ‘memecoins’, com o token de Trump atingindo uma capitalização de mercado de mais de US$ 15 bilhões no domingo antes de declinar drasticamente.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Trump retorna hoje à presidência dos EUA mais forte, com apoio das big techs e controle do Congresso
Folha de São Paulo: Donald Trump assume hoje o 2º mandato nos EUA fortalecido e radicalizado
Valor Econômico: Com perspectiva de uma virada radical, mundo assiste hoje à segunda posse de Trump
O Globo: Donald Trump assume a presidência com o dedo no gatilho de enxurrada de decretos
5. Agenda
Brasil
- 08:25: Pesquisa Focus
- 15:00: Balança Comercial Semanal
EUA
- 14:00: Posse de Trump
-- Com informações da Bloomberg News.