Bloomberg Línea — Os investidores analisam nesta segunda-feira (13) os efeitos do adiamento da publicação dos resultados da Americanas (AMER3), que seriam divulgados hoje. Segundo a empresa, os números financeiros de 2022 devem ser publicados até o dia 16, quinta-feira.
No cenário político, com a votação do relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi aberto o prazo para que parlamentares apresentem emendas ao projeto, segundo a Agência Câmara. Aliados do ministro Fernando Haddad avaliam que ele virou o jogo e está perto de manter a meta fiscal na LDO, que só mudaria, se for o caso, em março, disse o jornal O Globo, sem revelar como obteve a informação.
Haddad afirmou na última semana que é preciso perseguir a meta de déficit zero. O presidente da Câmara, Arthur Lira, pode levar a reforma tributária para votação em plenário logo após o feriado, disse o jornal Folha de S. Paulo. Na semana, não deve haver sessões diante do feriado de dia da Proclamação da República, na quarta-feira (15).
Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (13):
1. Relatório Focus
O relatório Focus, que consolida expectativas de economistas consultados pelo BC, reduziu nesta semana a projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023, de 4,63% para 4,59%.
A mudança vem depois da divulgação do IPCA de outubro, que desacelerou mais do que o esperado pelo mercado, subindo 0,24% no mês passado. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada ficou em 4,82% até outubro, ante expectativa mediana de 4,87% entre economistas do mercado financeiro. No ano, o IPCA acumulado até outubro é de 3,75%.
As projeções para os demais indicadores este ano foram mantidas: crescimento de 2,89% da economia brasileira, câmbio de R$ 5,00 e taxa Selic de 11,75% ao ano em dezembro.
2. Americanas adia resultados
A Americanas adiou, novamente, a publicação dos resultados de 2022, citando uma “fraude sofisticada” em relação às demonstrações financeiras. Esta é a quarta vez em que o balanço é adiado.
Em documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia diz que, por conta da fraude, “apesar do trabalho de elaboração das DFs 2021 e 2022 já estar finalizado e dos procedimentos de auditoria de ambas terem sido substancialmente concluídos, ainda não foi possível cumprir todo o rito interno de aprovação previsto na governança”.
A empresa deve divulgar o resultado até o dia 16 de novembro.
3. Mercados
As ações europeias avançam nesta segunda-feira, antecipando os números de inflação nos Estados Unidos e no Reino Unido que podem confirmar que as taxas de juros atingiram o pico.
O índice Stoxx 600 tinha ganhos de 0,6% por volta das 8h50 (horário de Brasília), impulsionado também pelos ganhos de sexta-feira em Wall Street.
Empresas de saúde estavam entre os melhores desempenhos, com a Novo Nordisk subindo quase 4% após um estudo apoiar o uso do Wegovy, seu medicamento de perda de peso de grande sucesso, para reduzir ataques cardíacos e mortes em pacientes com obesidade.
Nos EUA, os contratos para o S&P 500 e o Nasdaq 100 futuros cediam cerca de 0,2% no mesmo horário, após rali impulsionado pelo setor de tecnologia na sexta-feira (10).
Os dados de preços ao consumidor nos EUA na terça (14) devem mostrar uma desaceleração da inflação para uma taxa anual de 3,3% em outubro, abaixo dos 3,7% do mês anterior.
4. Manchetes dos principais jornais
Estadão: Reforma tributária: o que ainda falta definir e como isso pode influenciar a alíquota do novo IVA
Folha de S. Paulo: USP e Unicamp repetem dobradinha e se mantêm na liderança do RUF
O Globo: Avião com brasileiros que estavam em Gaza decola do Cairo; veja como será a viagem
Valor Econômico: Americanas adia mais uma vez divulgação das demonstrações financeiras de 2021 e 2022
5. Agenda
Estados Unidos:
- 9h: Relatório Mensal da Opep
- 16h: Balanço Orçamentário Federal
- 17h30: Relatório da CFTC (Commodity Futures Trading Commission)
Brasil:
- 17h30: Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
Zona do euro:
- 17h30: Posições líquidas de especuladores no relatório da CFTC
-- Com informações da Bloomberg News
Leia também:
IA generativa vai acirrar competição global no ensino, diz CEO do Coursera
Os bairros mais caros da América Latina: onde ficam e quanto é o metro quadrado?
Do IPC nos EUA ao encontro entre Biden e Jinping: os eventos que movem os mercados