Bloomberg Línea — Investidores aguardam nesta segunda-feira (18) para a escolha do secretário do Tesouro de Donald Trump - há preocupações sobre as possíveis políticas econômicas inflacionárias do republicano.
Nesta manhã, o índice Stoxx 600 da Europa permaneceu praticamente inalterado, enquanto os contratos futuros do S&P 500 subiram, ainda que de forma pouco expressiva. Os rendimentos dos títulos do Tesouro de dez anos se estabilizaram após ultrapassarem 4,5% pela primeira vez desde maio, na última sexta-feira (15).
Leia também: Como a eleição de Trump deve impactar a indústria do petróleo na América Latina
No Brasil, o Banco Central divulgou o boletim Focus da semana encerrada em 15 de novembro. A inflação oficial do país neste ano passou de 4,59% para 4,62%, segundo a mediana das projeções dos economistas. Para 2025, a perspectiva também subiu e passou de 4,03% para 4,10%.
Na quarta-feira (20), não haverá funcionamento do Ibovespa em função do Dia da Consciência Negra.
Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (18):
1. Novo secretário de Trump
O anúncio do novo secretário do Tesouro de Trump deve acontecer nos próximos dias. No sábado, o bilionário Elon Musk expressou, em sua plataforma X, apoio a Howard Lutnick, CEO da corretora e banco de investimentos Cantor Fitzgerald.
No sábado (16), o presidente Trump escolheu Chris Wright, presidente de uma empresa de petróleo, para comandar a pasta de energia de seu governo. Karoline Leavitt assumirá o posto de porta-voz da Casa Branca.
Leia mais: Na Panvel, chegou a hora do ‘voo de cruzeiro’ após anos de investimento, diz CEO
2. G20
Começa nesta segunda-feira (18), o G20 no Rio de Janeiro. Evento contará com a participação do presidente Lula e do ministro da Fazenda Haddad e de diversos líderes que darão início às reuniões de cúpula. Além disso, o presidente deverá se reunir com o presidente da França, Macron.
3. Bitcoin
Após ter caído quase 3% no sábado e domingo, o bitcoin voltou a registrar ganhos. Às 09h04, no horário de Brasília, esses ativos eram negociados a US$ 90.532. Mais cedo, chegou a US$ 92.000. Trump fez várias promessas pró-cripto, mas há, ainda, questões em aberto sobre o cronograma de implementação.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: G-20 começa no Brasil ameaçado por ‘fator Trump’, Milei e divergência insolúvel sobre guerras
Folha de São Paulo: Brasil procura consolidar avanços no G20 depois de ano de consensos mínimos
Valor Econômico: G20 abre com plano contra fome e consenso ameaçado
O Globo: Míriam Leitão: Uma conquista e uma preocupação para o comunicado da cúpula do G20
5. Agenda
Estados Unidos:
- 10:30: Índice de atividade do setor de serviços em Nova York
- 12:00: Discurso de Goosbee
Brasil:
- 08:25: Pesquisa Focus
- 12:35: Discurso de Campos Neto em evento
- 15:00: Balança Comercial
-- Com informações da Bloomberg News.