Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 16 de dezembro

Investidores operam em compasso de espera pela ata do Copom; no exterior, decisão do Fed, nos EUA, e impeachment do presidente sul-coreano, seguem no radar

Libro Beige de la Fed muestra poco crecimiento en la mayor parte de EE.UU.
16 de Dezembro, 2024 | 09:00 AM

Bloomberg Línea — Investidores operam em compasso de espera nesta segunda-feira para a reunião do Fed nesta semana. No Brasil, a expectativa recai sobre o Boletim Focus e também a ata da reunião de semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom). Na ocasião, o BC elevou em 100 pontos-base a taxa de juros, o que a elevou para 12,25% ao ano.

Na Coreia do Sul, a corte do país iniciou a revisão do caso de impeachment do presidente Yoon Suk Yeol, enquanto investigadores planejam interrogá-lo nesta semana sobre sua declaração de lei marcial.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (16):

1. Fed com o pé no freio?

Os economistas do Goldman Sachs acreditam que após o corte do Fed na reunião desta semana, a autoridade deverá evitar novos recuos em janeiro. Isso porque o desemprego deve ficar abaixo das projeções, enquanto a inflação permanece acima da meta, explicaram.

“A principal questão é a ênfase relativa dada à desaceleração do ritmo em comparação com as decisões que continuam sendo avaliadas reunião a reunião e dependentes dos dados”, escreveram os economistas do banco, que projetam um corte de 25 pontos-base na reunião do Fed de quarta-feira.

PUBLICIDADE

“Esperamos ouvir ambas as mensagens, incluindo uma adição ao comunicado que faça referência a um ritmo mais lento.”

2. Mercados

As ações na Europa iniciaram a segunda-feira em queda, pressionadas por dados de varejo mais fracos do que o esperado na China, que afetaram o sentimento dos investidores.

Embora as vendas no varejo na China tenham aumentado 3% em relação ao ano anterior, o crescimento ficou abaixo da previsão de 5% feita por economistas consultados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

Os dados reforçam a decepção dos investidores da semana passada, quando Pequim prometeu impulsionar o consumo, mas não ofereceu detalhes sobre estímulos fiscais.

3. Bitcoin bate mais um recorde

O Bitcoin atingiu mais um recorde histórico nesta segunda-feira (16) diante do otimismo em relação à inclusão iminente da MicroStrategy, uma acumuladora do token, em um importante índice de ações dos EUA.

A principal moeda virtual avançava mais de 3% na Ásia, e atingiu um valor sem precedentes de US$ 106.493, superando seu pico anterior de 5 de dezembro.

PUBLICIDADE

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Juízes ganham R$ 12 mil extras por mês com novo penduricalho que transforma folga em dinheiro

Folha de São Paulo: Exército tenta se descolar de Braga Netto em meio a ações da Justiça para enquadrar Forças Armadas

Valor Econômico: Ano de 2024 marca retomada da indústria de transformação, mas juro e Trump são desafios

O Globo: PF rastreia transações em espécie em Goiânia e Brasília para identificar financiadores do golpe

5. Agenda

Brasil

  • 8:25: Boletim Focus

EUA

  • 7:00: PMI Industrial de dezembro

-- Com informações da Bloomberg News.