Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 14 de outubro

Investidores ficam de olho em novas previsões para a economia segundo o boletim Focus, no IBC-Br de agosto e em declarações de Fernando Haddad e Gabriel Galípolo em evento do Itaú

Por

Bloomberg Línea — Investidores nesta segunda-feira (14) acompanham a divulgação do relatório Focus, do Banco Central (BC), e no Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br) relativo a agosto, conhecido como prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central e próximo presidente da instituição, participam de evento do Itaú nesta manhã.

Leia também: Sem disrupção e atenta às megatendências: os planos globais da WEG, segundo o CEO

Destaque também para a China, que anunciou novos estímulos para a economia no fim de semana.

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (14):

1. Relatório Focus

O relatório Focus desta semana apresentou uma ligeira alta na previsão mediana do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao fim de 2024, que foi de 4,38% na semana passada para 4,39% nesta semana.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 também subiu para 3,01%, ante 3,00% na semana anterior.

2. Crescimento da China

O Goldman Sachs (GS) melhorou suas previsões para o crescimento econômico da China em 2024 e 2025 após Pequim ter anunciado nas últimas semanas uma série de medidas para tentar sustentar o crescimento, incluindo planos para aumentar os gastos públicos divulgados no final de semana.

O banco de Wall Street espera que o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresça 4,9% neste ano, acima da projeção anterior de 4,7%. Também elevou sua previsão de crescimento para o próximo ano de 4,3% para 4,7%, de acordo com um relatório publicado no domingo (13).

“A última rodada de estímulos na China indica claramente que os formuladores de políticas econômicas mudaram sua abordagem em relação à gestão da política cíclica e aumentaram o foco na economia”, escreveram Hui Shan e Lisheng Wang, entre outros profissionais do banco.

A melhora ocorre em um momento em que economistas e investidores avaliam os possíveis efeitos das medidas implementadas por Pequim desde o final de setembro para impulsionar uma economia que enfrenta uma percepção fraca e pressões deflacionárias persistentes.

O Ministério das Finanças prometeu maior apoio fiscal em uma reunião muito aguardada no sábado (12), embora tenham faltado medidas para estimular o consumo, que alguns analistas dizem ser necessárias para combater a deflação.

3. Mercados

As ações europeias e os futuros dos EUA oscilaram perto da estabilidade nesta manhã enquanto os investidores aguardam resultados corporativos de grandes empresas ao longo da semana para uma confirmação adicional das apostas em um cdenário de pouso suave da economia.

O Stoxx 600 da Europa e os futuros do S&P 500 pouco mudaram após negociações voláteis na China, que refletiram o ceticismo de alguns traders sobre os esforços mais recentes de Pequim para impulsionar o crescimento.

O euro recuou ligeiramente, com os investidores antecipando um corte de juros pelo Banco Central Europeu em sua próxima reunião na quinta-feira (17).

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Apagão em São Paulo: entidades e moradores se mobilizam para cobrar e processar a Enel

Folha de S. Paulo: Enel cita danos severos na rede e fala em troca de quilômetros de cabos e postes

Valor Econômico: Morre o publicitário Washington Olivetto, criador do ‘garoto Bombril’, aos 73 anos

O Globo: São Paulo entra no 3º dia de crise com 700 mil sem luz, briga política e cobrança à Enel

5. Agenda

Brasil:

  • 9:00 - IBC-Br de agosto

Estados Unidos:

  • 10:00 - Discurso de Neel Kashkari, membro do FOMC
  • 16:00 - Discurso de Christopher Waller, membro do FOMC

-- Com informações da Bloomberg News.