Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 14 de abril

Trump diz que prepara tarifas para eletrônicos; Citi mira empresas brasileiras; Intel perto de vender participação em unidade de chips e muito mais

Por

Os investidores reagem nesta segunda-feira (14) à suspensão de tarifas de importação sobre uma série de produtos eletrônicos, o que impulsionou as ações globais.

Apesar disso, o presidente Donald Trump disse no domingo (13) que ainda aplicará tarifas a telefones, computadores e produtos eletrônicos de consumo populares, minimizando a isenção do fim de semana como uma etapa processual em seu esforço geral para refazer o comércio dos EUA.

“NINGUÉM está ficando ‘fora do gancho’”, disse Trump em uma publicação nas redes sociais no domingo, logo após terminar seu jogo de golfe de domingo.

Trump também sinalizou abertura para negociações com empresas sobre o escopo de sua tarifa setorial sobre semicondutores e produtos como iPhones e tablets que dependem deles. “Vamos discutir o assunto, mas também conversaremos com as empresas”, disse ele. “Você tem que mostrar certa flexibilidade. Ninguém deve ser tão rígido.”

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (14 de abril):

1. Citi mira empresas brasileiras

O Citi escolheu o Brasil como um de seus oito mercados chave no mundo para avançar no segmento de banco comercial, depois que a unidade registrou um crescimento de 80% das receitas no país entre 2021 e 2024, de acordo com executivos do gigante de Wall Street.

A expansão tem sido puxada pelo maior interesse de clientes brasileiros em se internacionalizar, de olho em uma diversificação de receitas e em novas frentes de expansão, de acordo com Tasnim Ghiawadwala, Head Global da unidade de Commercial Bank do Citi (CCB, na sigla em inglês).

Leia também: Citi cresce 80% em banco comercial no Brasil e elege país como mercado chave

“O Brasil é uma economia muito grande que reconhecemos que precisamos estar envolvidos e precisamos apoiar o crescimento das empresas”, disse Ghiawadwala em entrevista à Bloomberg Línea no escritório do Citi em São Paulo, em recente passagem pelo país.

Segundo a executiva, o Brasil é o único mercado da América Latina entre os principais países em que o Citi tem apostado na área de banco comercial. Para alcançar o objetivo, o Citi planeja continuar a investir para ampliar as capacidades e a equipe, mesmo diante das turbulências globais.

2. Intel está perto de vender participação em unidade de chips

A Intel está próxima de um acordo para vender uma participação em sua unidade de chips programáveis para a Silver Lake, em um momento em que a empresa norte-americana em dificuldades começa a se desfazer de negócios e ativos não centrais.

A Intel pode anunciar um acordo para vender a Altera para a empresa de private equity ainda esta semana, disseram pessoas familiarizadas com o assunto, pedindo para não serem identificadas, discutindo um acordo privado.

As duas empresas estão negociando um acordo que envolve a venda pela Intel de uma participação majoritária na unidade, informou a Bloomberg News anteriormente.

3. Mercados

As ações globais operam em alta nesta segunda-feira (14) após o presidente Donald Trump ter suspendido tarifas de importação sobre uma série de eletrônicos, o que impulsionou o sentimento de alívio entre os investidores.

O índice Stoxx 600 da Europa subiu mais de 2%, enquanto os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 avançaram pelo menos 1,5%. As ações da Apple saltaram até 6,4% nas negociações pré-mercado.

Os movimentos ocorreram depois que Trump suspendeu algumas tarifas sobre tecnologia, embora tenha indicado que uma tarifa específica será anunciada no devido tempo.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Lula paga, há quatro meses, mesmo juro cobrado nos títulos públicos durante crise do governo Dilma

Folha de São Paulo: Inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem as compras de alimentos, diz Datafolha

Valor Econômico: Guerra tarifária deve criar espaço a têxteis, calçados e vestuário do Brasil

O Globo: Governo planeja exames e cirurgias em rede privada para acelerar fila do SUS

5. Agenda

Brasil

  • 08:25: Pesquisa Focus
  • 15:00: Balança Comercial Semanal (USD milhões)

EUA

  • 19:00: Discurso de P. Harker (Fed Filadélfia)
  • 20:40: Discurso de R. Bostic (Fed Atlanta)

-- Com informações da Bloomberg News.