Bloomberg Línea — Os investidores aguardam nesta quinta-feira por um dos dias mais movimentados da temporada de balanços.
No exterior, Amazon, Eli Lilly e The Hershey divulgarão o balanço financeiro, enquanto que, no Brasil, Banco ABC, CCR, Multiplan e Brasil Agro anunciarão os seus resultados.
Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (6):
1. O impacto da IA na criatividade
A adoção da Inteligência Artificial (IA) tem causado mudanças de “nível tectônico”, com graves consequências sociais e econômicas para países e sociedades em ritmo acelerado. Nesse quadro, o mundo precisa atuar de forma coletiva para reforçar instituições a fim de regular a forma como a tecnologia vai ser adotada para que seja possível proteger as pessoas, especialmente em relação ao trabalho.
Essa é a avaliação é ganhador do Prêmio Nobel de Economia James A. Robinson, professor da Universidade de Chicago, uma das referências para o pensamento liberal no mundo moderno. “Precisamos desenvolver uma IA que seja amigável para os trabalhadores”, disse Robinson em entrevista à Bloomberg Línea.
Leia também: Sem regulação global, IA causará destruição criativa, diz Nobel de Economia
“O panorama geral é [o entendimento de] que a IA não só afeta os trabalhadores como aumentará a desigualdade entre os países e aumentará a desigualdade dentro dos países. São mudanças de grande impacto, que precisam de regulamentação, o que não está acontecendo”, afirmou.
2. Nissan busca novo parceiro
A Nissan Motor está à procura de um novo parceiro estratégico enquanto se prepara para encerrar as negociações para formar uma holding conjunta com a Honda Motor.
O ideal seria que o novo aliado fosse do setor de tecnologia e tivesse sede nos Estados Unidos, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque a informação não é pública.
Leia mais: Nissan busca novo parceiro diante de entraves para acordo com Honda, dizem fontes
Embora suas vendas estejam em desaceleração globalmente, a América do Norte continua sendo o mercado mais importante da Nissan e a mudança mais ampla em direção à eletrificação e à automação leva todas as montadoras a buscar alianças com indústrias de alta tecnologia.
3. Mercados
As ações globais operavam em alta na manhã desta quinta-feira (6).
Na Europa, o Stoxx Europe 600 atingiu um recorde de fechamento em meio a uma série de relatórios de lucros majoritariamente positivos. As ações do Reino Unido tiveram um desempenho superior, enquanto a libra caiu com as expectativas de que o Banco da Inglaterra cortará as taxas de juros ainda nesta quinta-feira.
O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos pairava próximo ao nível mais baixo desde meados de dezembro, depois que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que seu foco é reduzir os custos de financiamento de longo prazo.
“Quando há crescimento positivo dos lucros e os rendimentos dos títulos estão caindo, isso ainda é positivo para os mercados de ações, apesar de todas as manchetes negativas em torno do comércio”, disse Charles-Henry Monchau, diretor de investimentos do Banque Syz & Co, à Bloomberg TV.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: William Waack: ‘A desordem internacional explicitada por Trump é perigosa para o Brasil’
Folha de São Paulo: Ministério Público de SP autoriza penduricalho de até R$ 1 mi para promotores
Valor Econômico: Juro alto tira fôlego do setor de bens de capital em 202
O Globo: Ação do governo Lula contra fome abastece ONGs de petistas que não entregam refeições previstas
5. Agenda
Brasil
- 8:00: Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR)
Zona do Euro
- 7:00: Vendas no Varejo (MoM % a.s.)
EUA
- 10:30: Pedidos de auxílio desemprego (mil)
-- Com informações da Bloomberg News.