Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira

Investidores ficam de olho nesta quinta (29) na divulgação de dados como PCE nos EUA, PMI Industrial na China e taxa de desemprego no Brasil

The Federal Reserve crest.
29 de Fevereiro, 2024 | 08:30 AM

Bloomberg Línea — Os investidores ficam de olho nesta quinta-feira (29) na divulgação de uma série de dados econômicos, como o índice de gastos de consumo pessoal dos Estados Unidos (PCE, na sigla em inglês) — um dos favoritos do Federal Reserve (Fed). Na China, é divulgado o PMI Industrial e, no Brasil, a taxa de desemprego.

No cenário corporativo, o destaque fica com a Ambev (ABEV3), que divulgou resultados mais cedo, e com a Petrobras (PETR3; PETR4).

A Ambev registrou um lucro de R$ 4,52 bilhões no quarto trimestre de 2023 — uma queda de 10,9% quando comparada ao mesmo período de 2022.

Já a Petrobras movimentou os mercados ontem e deve continuar no radar dos traders. Em entrevista à Bloomberg News, o presidente executivo, Jean Paul Prates, afirmou que a maior petrolífera da América Latina deve ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos bilionários à medida em que busca se tornar uma potência em energia renovável.

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (29):

1. PCE nos EUA

A inflação subjacente nos EUA provavelmente aumentou em janeiro no maior ritmo em um ano, destacando o longo e acidentado caminho para domar as pressões de preços.

O núcleo do índice de preços de despesas de consumo pessoal, que exclui os custos de alimentos e energia, deve subir 0,4% em relação ao mês anterior. Isso marcaria o segundo aumento mensal consecutivo em um indicador que tem recuado em grande parte nos últimos dois anos. Na base anual, a expectativa é de que venha acima de 2%, após cair abaixo da meta do Fed em dezembro.

Os funcionários do Fed enfatizaram que não têm pressa em baixar os custos de empréstimos e só o farão quando estiverem confiantes de que a inflação está recuando de forma sustentada.

2. Transição para renováveis

A maior empresa petrolífera da América Latina deve ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos bilionários à medida em que busca se tornar uma potência em energia renovável, disse o Presidente Executivo da Petrobras, Jean Paul Prates, em uma entrevista à Bloomberg News.

Em 10 anos cerca de metade da receita da Petrobras virá de fontes eólicas, solares e de combustíveis renováveis - e a empresa está se preparando para fazer aquisições já neste ano para impulsionar essa mudança, disse Prates. A produtora brasileira também precisa gastar muito em exploração no país e no exterior para garantir que continue bombeando petróleo bruto por décadas.

“Precisamos ser cautelosos. Os acionistas vão entender”, disse quando perguntado sobre um eventual pagamento extraordinário de dividendos. “Eu seria mais conservador do que agressivo. Estamos no meio dessa grande decisão de nos tornarmos uma empresa de petróleo em transição.”

PUBLICIDADE

As ações da Petrobras chegaram a cair 3,8% na mínima durante a tarde de ontem (28).

3. Mercados

Os futuros de ações recuam nos Estados Unidos, na contramão dos ganhos na Europa, com os investidores esperando os dados de inflação nos EUA. O bitcoin ampliou os ganhos e chegou a ser negociado acima dos US$ 63.000.

As ações chinesas se recuperaram fortemente neste mês e estão prontas para sua maior performance em relação às ações globais desde julho, depois que as autoridades tomaram uma série de medidas para fortalecer o sentimento.

Os investidores estão aguardando a reunião da próxima semana do Congresso Nacional do Povo para novas medidas de apoio à potência asiática.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Sul Global: o que é esse ‘eixo’ de países que Lula se propõe a liderar? Entenda

Folha de S. Paulo: Belém, sede da COP30, registra mais de 200 mil habitantes em condições inadequadas de esgoto

O Globo: Ultraprocessados são ligados a 32 doenças em análise de quase 10 milhões de pessoas

Valor Econômico: Após oito anos, fatia de bancos públicos no crédito volta a aumentar

5. Agenda

Brasil:

  • 9h: Taxa de Desemprego no Brasil
  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro

Estados Unidos:

  • 10h30: Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego
  • 10h30: Índice de Preços PCE
  • 11h45: PMI de Chicago
  • 12h: Vendas Pendentes de Moradias
  • 12h50: Discurso de Raphael Bostic, membro do Fomc
  • 15h15: Discurso de Loretta Mester, membro do Fomc
  • 18h30: Fed’s Balance Sheet
  • 22h10: Discurso de John Williams, membro do Fomc

China:

  • 22h30: PMI Composto
  • 22h45: PMI Industrial Caixin

Leia também:

SoftBank vê valuations mais realistas e investimento maior em startups em LatAm

Na Iguatemi, receita para crescer acima do consenso vai além do portfólio de luxo

Advent compra controle da Skala Cosméticos em aposta no setor de beleza

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.