Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 27 de março

Trump anuncia tarifas de 25% sobre importações de veículos; lucro da H&M fica abaixo do esperado e muito mais

Aranceles automóviles
27 de Março, 2025 | 08:52 AM

Investidores reagem nesta quinta-feira (27) à notícia que o presidente Donald Trump implementará uma tarifa de 25% sobre as importações de automóveis, o que amplia a guerra comercial e prepara o terreno para uma pressão ainda mais ampla sobre os impostos de importação na próxima semana.

“Com os investidores associando as tarifas a riscos maiores de recessão, qualquer tipo de restrição comercial pode desencadear uma corrida inicial para a saída – o que estamos vendo na sessão de hoje”, disse Jun Rong Yeap, estrategista de mercado da IG Asia.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, a União Europeia se prepara para uma grande rodada de tarifas que deve atingir o bloco já na próxima semana.

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (27):

1. Avanço em pagamentos digitais

Não é exagero dizer que a Bemobi enfrentou uma tempestade perfeita nos últimos anos, depois que a empresa de tecnologia, especializada em pagamentos e serviços digitais, fez seu IPO em 2021.

PUBLICIDADE

O primeiro obstáculo foi quando a Oi, então sua maior cliente, se desfez da operação móvel. Depois, a Ucrânia e a Rússia, que eram o terceiro e o quarto maiores mercados da Bemobi, entraram em guerra. Em seguida, a desvalorização cambial prejudicou os resultados.

Leia também: Bemobi retoma crescimento após ‘tempestade perfeita’. O CEO diz que é só o começo

Para o CEO, Pedro Ripper, a fase mais desafiadora agora ficou para trás. E o reflexo disso é a volta do crescimento de dois dígitos da receita líquida e do Ebitda no quarto trimestre de 2024.

PUBLICIDADE

“Tivemos o melhor resultado de 2024 e o melhor dos últimos nove trimestres”, disse Ripper, em entrevista à Bloomberg Línea.

2. H&M tem lucro abaixo do esperado

A Hennes & Mauritz (H&M) registrou um lucro mais fraco do que o esperado em seu primeiro trimestre, atingido pelo fortalecimento da coroa sueca e pelo aumento dos descontos em suas roupas. As ações caíram.

O lucro operacional de 1,2 bilhão de coroas suecas (US$ 120 milhões) do varejista rápido nos três meses até 28 de fevereiro foi muito menor do que os 1,9 bilhão de coroas esperados pelos analistas.

PUBLICIDADE

Leia também: H&M tem lucro abaixo do esperado, pressionada por estoques elevados e custos altos

A tendência continua no trimestre atual, com a empresa sobrecarregada por níveis de estoque excessivos e custos de compra mais altos. As vendas líquidas atingiram 55,3 bilhões, abaixo dos 55,8 bilhões de coroas que os analistas esperavam.

3. Mercados

As ações europeias operam em queda nesta quinta-feira (27) à medida que os EUA avançaram com tarifas sobre montadoras e ameaçaram impor tarifas comerciais ainda mais amplas.

O índice Stoxx 600 recuou 1% na abertura. A Stellantis, que fabrica o SUV Jeep Compass no México, caiu cerca de 6%, com perdas semelhantes na Mercedes-Benz e na BMW. Os futuros do S&P 500 caíram, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos subiram.

As rápidas mudanças nas sanções comerciais dos EUA, afetando tanto aliados quanto adversários do país, aumentam as preocupações do mercado sobre o impacto no comércio global e no crescimento econômico.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Julgamento de Bolsonaro pode ter 320 testemunhas, sessões extras e prazos apertados; saiba detalhes

Folha de São Paulo: Fux abre espaço para questionar delação de Mauro Cid e rever penas do 8 de Janeiro no STF

Valor Econômico: Próximo passo é abertura de ação penal contra réus

O Globo: Julgamento que tornou Bolsonaro réu trouxe spoiler de debates que marcarão processo do golpe

5. Agenda

Brasil

  • 08:00: Sondagem da Indústria
  • 09:00: IPCA-15 (YoY %)
  • 11:00: Entrevistas de Gabriel Galípolo e Diogo Guillen sobre RPM

EUA

  • 09:30: Balança Comercial

-- Com informações da Bloomberg News.