Os investidores reagem nesta quarta-feira (24) aos sinais mistos do governo Trump sobre seus planos para tarifas à China reduziram o apetite dos investidores por risco.
Na Europa, as ações caíram depois que o Secretário do Tesouro, Scott Bessent, levantou dúvidas sobre uma resolução rápida para a guerra comercial entre os EUA e a China, enquanto Pequim afirmou que os dois lados não estão em negociações sobre as tarifas.
Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (24 de abril):
1. Itaú expande fronteiras
Na partida com João Fonseca no Miami Open, o australiano Alex de Minaur resumiu a sua sensação depois de superar o brasileiro em uma batalha de mais de duas horas e meia: “Rio Open”, escreveu o tenista top 10 do mundo na lente da câmera, na tradição de o vencedor deixar um recado para o público ao final.
De Minaur fez referência à atmosfera do jogo no Hard Rock Stadium, em que, apesar da distância de mais de 6.700 quilômetros para a cidade fluminense, teve que enfrentar a predominante - e barulhenta - torcida brasileira presente na quadra central de um dos mais importantes torneios de tênis do mundo.
Mas não foi apenas dentro de quadra (e do estádio) que o Miami Open remeteu a um ambiente que mais parecia uma competição em terra brasileira. Em diferentes cantos do complexo que recebeu o torneio, a marca do Itaú Unibanco era exibida com destaque e foi palco de suas ativações.
Para o maior banco do país e da América Latina, o Miami Open se tornou peça relevante da estratégia de conquista, retenção e aprofundamento da relação com clientes de alta renda, do private banking, do BBA e, mais recentemente, de empresários no segmento de pessoa jurídica.
“Muitas vezes, o CPF e o CNPJ tratam da mesma pessoa. E faz sentido para o banco, em cima de dados, explorar e aprofundar o relacionamento nas duas frentes. O cliente pede cada vez mais uma experiência única”, disse Marcelo Gambarini, diretor de Negócios Empresas do Itaú Unibanco, à Bloomberg Línea.
2. Tako avança com cofundador da Rappi na gestão
Empreendedores de “segunda viagem” em diante costumam dizer que levam muito da experiência e do aprendizado de seus negócios anteriores para suas novas startups.
Foi assim de certa forma com a Tako, lançada há pouco mais de dois anos pelo brasileiro Fernando Gadotti - e também pelo colombiano Sebastian Mejia, em informação divulgada só agora e em primeira mão pela Bloomberg Línea.
Gadotti, fundador da DogHero - vendida para a PetLove em 2020 -, sentiu e se lembrou dos desafios de gerenciar suas equipes do ponto de vista de recursos humanos ao decidir atacar esse problema em sua nova empreitada.
3. Mercados
As ações globais operavam em queda nesta manhã de quinta-feira (24).
Os futuros dos EUA recuaram, enquanto as ações asiáticas interromperam uma sequência de cinco dias de ganhos. O dólar enfraqueceu, à medida que movimentos imprevisíveis da Casa Branca aumentaram a demanda por ativos considerados mais seguros, como o franco suíço, o iene e o ouro. Os títulos do Tesouro dos EUA subiram levemente.
Os traders europeus também enfrentam uma enxurrada de balanços nesta quinta-feira. As ações da Unilever subiram após a empresa superar as estimativas de vendas, enquanto a Nestlé recuou. O BNP Paribas caiu com a queda no lucro.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: Gribel: ‘Golpe contra aposentados não iniciou agora, mas deixa governo Lula constrangido sob três frentes’
Folha de São Paulo: Lula diz a deputados que é ‘candidatíssimo’ na eleição de 2026 e reconhece que governo depende do Congresso
Valor Econômico: Volatilidade causada por Trump trava emissões externas de empresas brasileiras
O Globo: Após aceitar indicação para ministério, Lula se fia em Alcolumbre para manter governabilidade
5. Agenda
Brasil
- 08:00: Sondagem do Consumidor
- Reunião do Conselho Monetário Nacional
EUA
- 09:30: Pedidos de auxílio desemprego (mil)
- 12:00: Sondagem Industrial - Kansas City (Fed)
-- Com informações da Bloomberg News.