Bloomberg Línea — Investidores avaliam nesta quinta-feira (21) as notícias sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, em escalada desde a semana passada.
Na quarta-feira, as forças armadas ucranianas dispararam mísseis britânicos contra alvos russos pela primeira vez. Em resposta, a Rússia disparou um míssil intercontinental contra a cidade de Dnipro, segundo militares ucranianos.
Leia também: Como a eleição de Trump deve impactar a indústria do petróleo na América Latina
No mercado global, a previsão de receita da Nvidia, fabricante de chips não atendeu às expectativas mais altas de Wall Street mesmo depois de ter dobrado em um ano com o boom de IA.
Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (21):
1. O futuro do Brasil com a China
O líder chinês Xi Jinping se encontrou com o presidente Lula, em Brasília, nesta quarta-feira (20).
No encontro, Lula e Xi Jinping concordaram em combinar estratégias de desenvolvimento, apesar de presidente brasileiro não ter se unido formalmente à Iniciativa Cinturão e Rota da China (BRI).
Recentemente, os laços mais estreitos entre as duas nações do BRICS geraram preocupações no governo Biden, que alertou o Brasil contra um envolvimento mais profundo com a China.
Leia mais: Na Panvel, chegou a hora do ‘voo de cruzeiro’ após anos de investimento, diz CEO
“Estabeleceremos sinergias entre as estratégias de desenvolvimento do Brasil, como a Nova Indústria Brasil (NIB), o Programa de Aceleração do Crescimento, o Programa Rotas de Integração Sul-Americana, o Plano de Transformação Ecológica e a Iniciativa do Cinturão e Rota”, disse Lula após receber Xi para uma visita de Estado.
2. Mercados
Na manhã desta quinta-feira (21), o índice Stoxx 600 teve dificuldades, enquanto os contratos do S&P 500 e as ações asiáticas caíram após a Nvidia não ter atendido às altas expectativas do mercado.
O petróleo e o ouro subiram para máximas da sessão, com o aumento do temor sobre uma escalada da guerra Rússia-Ucrânia.
3. Bitcoin
O bitcoin voltou a subir expressivamente na manhã desta quinta-feira (21) e se aproximou do nível histórico de US$ 100.000, alimentado pela posição pró-cripto do presidente eleito Donald Trump. A equipe de transição do republicano começou a discutir a possibilidade de criar um cargo na Casa Branca dedicado à política de ativos digitais.
Às 09h05, no horário de Brasília, e moeda digital era negociada a US$ 98.007.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: PF identifica dez generais na trama golpista de grupo de Bolsonaro; Forças Armadas não se manifestaram
Folha de São Paulo: Rússia ataca com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev
Valor Econômico: Brasil quer ‘futuro compartilhado’ com China, mas sem a Nova Rota da Seda
O Globo: Inquérito do golpe: De Bolsonaro a Braga Netto, lista de indiciados terá dezenas de nomes
5. Agenda
Europa
- 12:00: Confiança do Consumidor - Zona do Euro
EUA
- 14:25: Discurso de Goolsbee
-- Com informações da Bloomberg News.