Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 20 de fevereiro

Donald Trump disse que um acordo com a China ‘é possível’; no início do mês, o presidente americano impôs tarifas de 10% sobre as importações do gigante asiático

Donald Trump disse que um acordo com a China ‘é possível’
20 de Fevereiro, 2025 | 09:21 AM

Bloomberg Línea — Os investidores monitoram nesta quinta-feira (20) a sinalização do presidente Donald Trump de que há possibilidade dos EUA alcançar um novo acordo comercial com a China.

Ainda no exterior, dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) discursam em eventos. Na véspera, houve a divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

PUBLICIDADE

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (20):

1. Grupo GPA

Marcelo Pimentel assumiu o comando do GPA (Grupo Pão de Açúcar) em abril de 2022 com a missão de liderar o turnaround de um ícone do varejo supermercadista do Brasil.

Com a experiência da liderança da Marisa, da Drogaria São Paulo e do Walmart Brasil no currículo, ou seja, de grandes redes varejistas, o executivo chegou em um momento em que o grupo tinha perda de market share, baixa satisfação do cliente, alta alavancagem e rentabilidade estagnada.

PUBLICIDADE

Prestes a completar três anos à frente do grupo fundado em 1948 pela família Diniz, o executivo disse que a primeira etapa do processo de turnaround foi concluída no fim de 2024; e que a obsessão em 2025 é continuar a reduzir o endividamento por meio da venda de novos ativos mas também avançar no ganho de eficiência da operação, além do foco no varejo premium e de proximidade.

2. Nova meta da Airbus

A Airbus estimou que entregará 820 aeronaves este ano. Esta é uma meta modesta, já que a fabricante de aviões enfrenta tensões comerciais, restrições persistentes de fornecimento e um negócio espacial em dificuldades.

3. Mercados

As ações europeias operavam perto da estabilidade nesta manhã de quinta-feira (20) à medida que os rendimentos dos títulos recuaram.

PUBLICIDADE

O índice Stoxx 600 da Europa avançava 0,21%, após registrar sua maior queda em dois meses na quarta-feira, com as ações de recursos liderando os ganhos.

No entanto, os resultados fracos de empresas como Mercedes-Benz Group e Airbus afetaram o sentimento do mercado, enquanto as ações de defesa expostas aos EUA, como BAE Systems e Qinetiq Group, foram prejudicadas pelos planos dos Estados Unidos de reduzir os gastos militares.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: STF deve julgar Bolsonaro ainda em 2025 e repetir estratégias do Mensalão; entenda

PUBLICIDADE

Folha de São Paulo: PGR turbina acusação contra Bolsonaro com conclusões que nem mesmo a PF bancou

Valor Econômico: Mercado de capitais expõe empresas a novo perfil de credores

O Globo: Nomes da direita se dividem entre o silêncio e acenos de olho no espólio político

5. Agenda

Zona do Euro

  • 07:00: Produção da Construção Civil (MoM%)

EUA

  • 11:35: Discurso de A. Goolsbee (Fed Chicago)
  • 13:00: Estoques de petróleo bruto
  • 14:05: Discurso de A. Musalem (Fed St. Louis)

-- Com informações da Bloomberg News.