Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 16 de janeiro

Alta nas vendas da fabricante da Cartier e Montblanc impulsiona índice europeu enquanto investidores aguardam novos dados do varejo americano

Por

Bloomberg Línea — Os investidores operam nesta quinta-feira (16) à espera de dados do varejo americano. Os analistas projetam uma desaceleração de 0,6% em novembro. Se o resultado for o esperado, o mercado pode entender que há espaço para que o Fed realize mais cortes de juros.

Na sessão anterior, o Ibovespa fechou em alta de 3%, enquanto o dólar encerrou o dia em queda, cotado a R$ 6,02, com otimismo no exterior após a divulgação de dados de inflação mais brandos do que o esperado nos Estados Unidos.

O índice de preços ao consumidor dos EUA (CPI, na sigla em inglês) de dezembro avançou 3,2%, abaixo das projeções de 3,3% do mercado.

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (16):

1. CEO da Azul fala sobre fusão com a Gol

A nova empresa resultante de uma potencial união entre a Azul (AZUL4) e a Gol (GOLL4) já funcionaria em 2026, afirmou o CEO da Azul, John Rodgerson, em entrevista à Bloomberg Línea.

Leia mais: Nova empresa funcionaria já em 2026, diz CEO da Azul sobre fusão com a Gol

O executivo destacou a avaliação de que o negócio representa uma grande oportunidade tanto para o investidor quanto para os clientes. “O Brasil tem desafios enormes de câmbio, preço de combustível, excesso de processos judiciais. Essa é uma oportunidade para unir as empresas e reduzir o custo do capital. Trata-se de duas marcas muito fortes com habilidades para crescerem juntas.”

A Azul e o Abra Group, principal acionista da Gol, anunciaram na noite de quarta-feira (15) a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante com a intenção de combinar seus negócios no Brasil.

2. Despedida de Biden

Em discurso no Salão Oval na noite desta quarta-feira (15), o presidente alertou os americanos sobre uma “perigosa concentração de poder” nas mãos de “pouquíssimas pessoas ultrarricas” e sobre o impacto que ele teme que isso tenha sobre a democracia do país.

“Hoje, uma oligarquia está tomando forma nos Estados Unidos - de extrema riqueza, poder e influência que literalmente ameaçam toda a nossa democracia, nossos direitos e liberdades básicos, uma chance justa para que todos possam progredir”, disse Biden, acompanhado de sua família e de auxiliares de longa data.

3. Mercados

As ações globais operavam em alta na manhã desta quinta-feira (16) à medida que a redução da inflação nos EUA manteve viva a perspectiva de corte de juros por parte do Federal Reserve este ano.

Leia mais: Vendas de grupo de Cartier e Montblanc surpreendem e avançam 10% no trimestre

O índice europeu Stoxx 600 avançou, com a gigante de luxo Richemont tendo disparado após reportar um aumento de 10% nas vendas de joias. As ações de tecnologia da região superaram o desempenho, impulsionadas pela forte previsão da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC), que alimentaram esperanças de gastos resilientes em inteligência artificial.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Lula impõe derrota a Haddad para controlar crise que cresce com fake news do Pix; leia bastidor

Folha de São Paulo: PM da ativa matou delator do PCC, segundo investigação

Valor Econômico: Benefício a refinaria da Amazônia amarra sanção de reforma tributária

O Globo: O poder da desinformação: brasileiros contam por que passaram a evitar pagamento com uso do Pix

5. Agenda

EUA

  • 10:30: Vendas do Varejo
  • 10:30: Pedidos de auxílio desemprego

Zona do Euro

  • 7:00: Balança Comercial

-- Com informações da Bloomberg News.