Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 12 de setembro

Investidores aguardam novos dados de inflação nos EUA e a decisão do BCE sobre juros. No Brasil, foco está na aprovação da extensão da desoneração da folha de pagamentos pelo Congresso

Congresso Nacional em Brasília: aprovação iminente de projeto sobre desoneração de folha de pagamento (Foto: Gustavo Minas/Bloomberg)
12 de Setembro, 2024 | 08:23 AM

Bloomberg Línea — Investidores nesta quinta-feira (12) observam novos dados sobre a inflação e o emprego dos Estados Unidos, a uma semana da reunião do Federal Reserve (Fed) sobre a taxa de juros .

Ainda no campo da política monetária, as atenções se voltam para a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre os juros da zona do euro, em decisão que sai às 9h15 de Brasília.

PUBLICIDADE

No Brasil, destaque para a aprovação do texto-base do projeto que estende a desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores em 2024.

Leia mais: Vale pretende aumentar a produção de minério apesar da queda nos preços

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (12):

PUBLICIDADE

1. Desoneração da folha de pagamentos

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (11), por 253 votos a favor e 67 contra, o texto-base do projeto da desoneração da folha de pagamentos para empresas de 17 setores em 2024.

O texto-base do projeto visa reduzir os encargos trabalhistas pagos pelas empresas ao governo, com uma transição finalizada em 2028. A sessão será retomada nesta manhã de quinta-feira.

Municípios de até 156 mil habitantes devem ver o fim da desoneração em 2027. Com menos encargos sobre os salários, empresas podem em tese contratar mais trabalhadores.

PUBLICIDADE

2. Inflação na Zona do Euro

O Banco Central Europeu está prestes a reduzir novamente as taxas de juros, mas permanecerá cauteloso quanto ao ritmo e à extensão de novos cortes, já que a inflação ainda não foi totalmente derrotada, segundo o consenso das expectativas do mercado.

Após uma primeira redução em junho, seguida por uma pausa em julho, a taxa de depósito será diminuída em um quarto de ponto, para 3,5%, nesta quinta-feira, de acordo com os 68 economistas entrevistados pela Bloomberg.

Outras duas taxas também serão ajustadas como parte de uma reformulação de políticas apresentada em março, mas com poucas consequências imediatas.

PUBLICIDADE

Embora a inflação na zona do euro tenha caído e a recuperação econômica dos 20 países esteja enfraquecendo, os dirigentes do BCE ainda estão atentos às pressões persistentes de preços — especialmente no setor de serviços, em que os salários sobem rapidamente.

Isso deixa as autoridades relutantes em se comprometer com um caminho definido para os custos de empréstimos, mesmo que muitos tenham endossado uma redução nas últimas semanas. O mercado aposta que 2024 verá pelo menos mais um movimento após quinta-feira, especialmente com o Federal Reserve dos EUA prestes a começar a flexibilizar sua política monetária na próxima semana.

3. Mercados

As ações subiram pela manhã, acompanhando os ganhos nos mercados asiáticos, à medida que uma recuperação impulsionada pelo setor de tecnologia se espalhou globalmente.

O índice Stoxx 600 da Europa saltou 1%, liderado pelos ganhos da fabricante holandesa de equipamentos para chips ASML. Os futuros do S&P 500 subiram ligeiramente, enquanto o dólar ficou estável. O índice MSCI Asia Pacific teve sua maior alta em quase um mês. Os rendimentos dos títulos do Tesouro aumentaram.

O apetite por risco voltou depois que as maiores empresas de tecnologia do mundo impulsionaram uma recuperação do mercado de ações em Wall Street na quarta-feira.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Câmara aprova texto-base da desoneração com uso de dinheiro esquecido para compensar medida

Folha de S. Paulo: Câmara aprova texto-base da desoneração da folha no último dia após impasse com o BC

Valor Econômico: Emprego público bate recorde e prefeituras puxam aumento

O Globo: Amazônia se torna o maior emissor de gases de efeito estufa do planeta

5. Agenda

Brasil:

  • 9h00: Vendas no varejo em julho pelo IBGE

Zona do Euro:

  • 9h15: Declaração de Política Monetária do BCE
  • 9h15: Decisão da Taxa de Juros
  • 9h45: Entrevista coletiva de imprensa do BCE
  • 11h15: Discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE

Estados Unidos:

  • 9h30: Pedidos de auxílio-desemprego na última semana
  • 9h30: Núcleo do PPI (Índice de Preços ao Produtor) em agosto
  • 9h30: PPI em agosto
  • 14h00: Leilão Americano Bond a 30 anos
  • 15h00: Balanço Orçamentário Federal
  • 17h30: Fed’s Balance Sheet

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.