Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 12 de dezembro

Presidente Lula passa por novo procedimento médico, mas já está acordado e conversando; no exterior, investidores esperam por um corte na taxa de juros do BCE

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva passa por segundo procedimento na semana
12 de Dezembro, 2024 | 09:00 AM

Bloomberg Línea — Investidores nesta quinta (12) repercutem a decisão do Copom feita no final da tarde de quarta (11), que elevou a taxa básica de juros em 100 pontos base, para 12,25% ao ano - em linha com as expectativas mais hawkish do mercado.

Além disso, o presidente Lula passa por novo procedimento médico, mas ‘passa bem’.

PUBLICIDADE

No exterior, os mercados acreditarem que haverá um corte na taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta.

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (12):

1. Lula passa por novo procedimento

Na manhã desta quinta (12), o presidente Lula foi submetido a uma embolização da artéria meníngea, informou o hospital em nota. O procedimento médico foi um sucesso e Lula está acordado e conversando, segundo relatos do médico do presidente Roberto Kalil ao jornal Estado de S. Paulo.

PUBLICIDADE

O presidente, de 79 anos, sentiu dores de cabeça na segunda-feira e foi submetido a exames. Uma tomografia revelou uma hemorragia intracraniana decorrente de um acidente que ele sofreu em casa em outubro, segundo os médicos. Ele foi imediatamente levado a São Paulo para a cirurgia, que ocorreu sem complicações, de acordo com sua equipe médica.

2. Decisão do Copom

O Banco Central elevou a taxa básica de juros em 100 pontos base, para 12,25% ao ano, na tarde de quarta-feira (11), e sinalizou mais dois aumentos da mesma magnitude para as próximas reuniões, o que levaria a taxa para 14,25% ao ano.

A decisão, tomada de maneira unânime, marca a despedida de Roberto Campos Neto da presidência do BC e vai ao encontro de expectativas mais hawkish do mercado.

PUBLICIDADE

“Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes de mesma magnitude nas próximas duas reuniões”, disse o Copom no comunicado que acompanhou a decisão.

3. Mercados

As ações na Europa iniciaram a sessão em leve queda apesar de os investidores acreditarem que haverá um corte na taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta (12).

O yuan offshore se valorizou, e um índice de ações chinesas negociadas em Hong Kong subiu mais de 2% após o Ministério do Comércio da China declarar que está aberto a negociações com os EUA. Isso ocorreu após a publicação de uma notícia que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, convidou o presidente chinês, Xi Jinping, para participar de sua posse no próximo mês.

PUBLICIDADE

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Comissão do Senado aprova reforma tributária e derruba ‘imposto do pecado’ sobre arma e refrigerante

Folha de São Paulo: Novo procedimento em Lula é considerado inovador e ajuda a evitar sangramentos

Valor Econômico: Tom duro do Copom faz mercado ver Selic perto de 15%

O Globo: Lula: procedimento foi um ‘sucesso’ e presidente está ‘acordado e conversando’, diz médico

5. Agenda

Brasil

  • 9:00: Vendas do varejo

EUA

  • 10:30: Índice de Preços ao Produtor

Europa

  • Decisão do BCE sobre a taxa de juros para dezembro

-- Com informações da Bloomberg News.