Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 7 de agosto

Em um dia de agenda esvaziada, investidores ficam de olho na indicação do Banco do Japão sobre o rumo dos juros e no balanço do Itaú do 2º tri

O iene caiu depois de falas do vice-governador do Banco do Japão sobre juros
07 de Agosto, 2024 | 08:16 AM

Bloomberg Línea — Em um dia mais esvaziado na agenda de indicadores econômicos, os investidores analisam nesta quarta-feira (7) o anúncio do vice-governador do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Shinichi Uchida, sobre a política monetária do país.

Por aqui, destaque para o balanço do Itaú Unibanco (ITUB4), que reportou um aumento de 15,2% na base anual no lucro líquido recorrente no segundo trimestre.

Confira a seguir cinco destaques desta quarta-feira (7):

1. Juros no Japão

O iene caiu depois que o vice-governador do Banco do Japão, Shinichi Uchida, indicou que os formuladores de políticas monetárias não aumentarão as taxas de juros se os mercados financeiros estiverem instáveis.

PUBLICIDADE

A moeda recuou até 2,5% para 147,90 por dólar após os comentários, antes de reduzir sua perda para negociar em torno de 147,46.

As falas de Uchida foram as primeiras feitas por um membro do conselho do BOJ desde que o banco aumentou as taxas em 31 de julho, um movimento que desencadeou um forte rali no iene com reflexos nos mercados globais.

Os movimentos foram agravados pela visão de que o Federal Reserve (Fed) cortará as taxas de juros mais agressivamente do que se pensava anteriormente, levando os traders a se desfazerem rapidamente de operações de carry trade financiadas em ienes, incluindo posições em ações de tecnologia dos EUA.

2. Balanço do Itaú

O Itaú Unibanco reportou um lucro líquido recorrente de R$ 10,1 bilhões no segundo trimestre, o que representa uma alta de 15,2% em 12 meses.

O ROE (retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado) no período foi de 22,4%. O indicador de rentabilidade cresceu 1,5 ponto percentual em 12 meses e 0,5 p.p. em três meses, de acordo com os resultados divulgados na noite de terça-feira (6).

Leia também: Itaú eleva lucro em 15,2% no segundo trimestre com impulso de carteira de crédito

Em comunicado à imprensa, o maior banco do país afirmou que o aumento da margem financeira com clientes, impulsionado pelo efeito positivo do crescimento da carteira de crédito e maiores receitas de serviços e seguros, estava entre os fatores que mais influenciaram os resultados.

PUBLICIDADE

3. Mercados

As ações sobem nesta quarta-feira (7), depois que o Banco do Japão (BOJ) tomou medidas para tranquilizar os mercados na esteira da volatilidade histórica provocada em parte pelo seu inesperado aumento de taxa de juros na semana passada.

Por volta das 7h (horário de Brasília), o índice Stoxx Europe 600 subia 1,3%, enquanto os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 avançavam até 1,2% após três dias de perdas. Na Ásia, as ações japonesas lideravam a recuperação na região.

Preocupações com uma desaceleração na economia dos Estados Unidos e valuations extremamente altos para as ações de tecnologia ajudaram a alimentar uma forte venda na segunda-feira, que contribuiu para a perda de US$ 6,5 trilhões em valor das ações ao longo de três semanas.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Agenda São Paulo: como a cidade pode dar um salto de qualidade e ter educação de país desenvolvido?

Folha de S. Paulo: Mulheres comandam pela 1ª vez o Brasil no número de medalhas, bem à frente dos homens

Valor Econômico: Empresas em crise viram alvo de aquisição por ‘valor simbólico’ e assunção de dívida

O Globo: Maduro reprime com violência setores mais pobres para sufocar críticas à eleição

5. Agenda

Brasil

  • 11h: Produção e Vendas de Veículos;
  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro;

Estados Unidos

  • 11h30: Estoques de Petróleo Bruto e em Cushing;
  • 14h: Leilão Americano Note a 10 anos;

Zona do Euro

  • 16h30: Discurso de Elizabeth McCaul, membro do BCE;

Japão

  • 20h50: Transações Correntes.

-- Com informações da Bloomberg News.

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.